20 de setembro de 2013

Arianices

Tinha essa imagem guardada aqui
E na busca por uma ilustração para os escritos que seguem
Achei ela um mix de encantada, ariana e joia rara
Essa semana começou uma nova novela no horário das seis, quem é leitor assíduo por aqui sabe da minha estreita relações com as novelas desse horário e já leu sobre filosofias novelescas divididas e costuradas em verso e proza.
Ainda hoje cantarolo e vejo claramente as ceninhas ilustradas e nordestinas da abertura de Cordel Encantado e eis que Açucena e muitos outros atores da novela cordelista estão na nova novela, para mim de cara um joia rara, pois os ensinamentos e filosofias de Buda, são um prato cheio, na verdade um prato vazio que enchemos a gosto e o gosto é de pura sabedoria.
Buda vale pontuar, conforme definiu um dos artista na apresentação de seu papel, não é tido como um Deus, mas como um homem que se iluminou e portanto é um convite a que cada um busque a iluminação, a sabedoria, saiba-se e faça-se joia rara.
Como autêntica ariana que sou, simplicidade é um dos meus sobrenomes, um outro é complicada, para não ter lógica, porque lógica e poesia não tem muito a ver. Então! Acontece que eu agora estou com saudade de Flor do caribe, de Dona Veridiana, da paradisíaca e praieira Vila dos ventos, dos barcos, das músicas da trilha sonora, das culinarices dos cafés das manhãs e almoços das casas alheias, de Candinho e da cabra Ariana. que tinha seu nome em homenagem a Ariano Suassuna, com sua permissão, contento e referências ao Alto da Compadecida, que já perdi a conta de quantas vezes assisti.
Fiquei matutando que algum autor bem podia lançar a moda de se fazer uma novela de continuação de novelas passadas, com histórias ainda por fiar. Fica a dica e desejo de uma sexta-feira com cores e sabores praieiros, de feira, pés na areia, no chão, na grama, arianices, flores, leite de cabra, suassunices, filosofias e budices a todos.

14 comentários:

  1. Puxa! que legal... eu adorava a nvela "Alma Gêmea", a natureza, as rosas, as flores njum todo como testemunha de um amor do passado, de vidas passadas.
    Gosro dessa magia, desse encantamento do obscuro e desconhecido.
    Tambem gosto da realidade simples, das pessoas que nos agregam informações e não denegrim nossa concepção de vida.
    Adorei sua postagem... e que venha um final de semana tal qual nos desejous, com cores, sabores, de chão, grama, flores e tudo mais.
    Um excelente dia e tantos outros assim igualmente.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Tua imaginação não tem fim e se fosses novelista poderias fazer várias, uma encadeada na outra. Seria legal ver os destinos diferentes, assuntos esquecidos numa, tratados noutra.. beijos,lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Ah, Tina, há tempos não vejo mais novelas. A vida não me dá mais tempo. Televisão está bem em desuso lá em casa! Mas a Bruna adora Chiquititas. Beijos e ótimo fim de semana! :)

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu não tenho muito esse q com novelas, mas como um já espectador fiel em outros tempos, tenho que dizer que há muitas que mereciam uma história nova. Haveria muita coisa que eu valorizaria e outras que eu simplesmente tacaria no lixo por não terem utilidade alguma além de uma ostentação exacerbada de valores vazios.
    Mas, depois de ler aqui sobre Saramandaia, no post Saramandices, busquei sobre a novela, adorei a genialidade, e também fui conferir o dia que Dona Redonda explodiu em cores. É uma viagem muitíssimo necessária, uma ficção que caiu bem. E acho que os autores têm muito a melhorar, e pelo visto estão trabalhando filosofias interessantíssimas, o que já é um bom caminho.

    Otima sexta, Tina :)

    ResponderExcluir
  5. Tina,
    Apesar de atualmente não conseguir mais assistir novelas - por pura falta de tempo muitas vezes - as novelas das seis realmente sempre foram as que mais gostei.
    Você citou Cordel Encantado, e eu amava ela! Assisti desde o primeiro episódio, e sorri muito, chorei muito, enfim, me emocionei muito com a história, seus personagens e sua trilha.
    Em Flor do Caribe, apesar de não acompanhar, apaixonei-me pela trilha sonora!
    E tua ideia de uma continuação foi mesmo brilhante!

    Um sexta iluminada de tão linda para você!
    Beijos
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. oi Tina

    eu adorava o Cordel Encantado, essa nova ainda não vi tudo apenas partes. Mas eu gosto de novelas assim como doçura e amor, novelas que transmitem paz.
    A novela Amor á Vida, acho pesada carregada de coisas ruins.

    bjokas e um fds regadiiinhooo de paz =)

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina!

    Eu adorei a idéia. Cordel Encantado foi uma das minhas novelas prediletas. Na verdade eu sou à favor dessas novelas não serem exibidas as 18 horas e sim as 21!

    Bêjo

    ResponderExcluir
  8. Gostei da idéia. Gostava de ver a continuação de algumas novelas de que gostei muito.
    Beijos e bom fim de semana
    Lita

    ResponderExcluir
  9. Eu não consigo ver novela esse horário, mas essa para mim foi tipo "não vi e não gostei", Tina! Achei algumas cenas de apresentação iguaizinhas às do filme "7 anos no Tibete", muita cópia :(
    Só vejo Sangue Bom, adoro!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc gosta da preferida de meu marido, exceto ele ficar pirado com Bento...rsrs

      Eu não ameeei essa nova, mas as falas sobre a filosofia budista e cenários tibetanos eu estou curtindo.

      Bjs!

      Excluir
  10. Boa tarde dona Tina!!
    Faz tanto tempo que não assisto novelas... Mas das que assisti amaria se tivessem continuação... voltaria a ver rapidinho!!!

    Beijos minha amada, uma sexta-feira branca e doce para vc!! Um final de semana encantador!!

    Nanda

    ResponderExcluir
  11. Sou da mesma opinião, Tina
    Seria ótimo se as novelas tivessem continuação
    Iria adorar ver o Felix apodrecendo na cadeia e depois de ser solto, será que iria continuar com as suas maldades?
    Pelas contas do rosário, né?
    Beijos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  12. Minhas novelas e trilhas sonoras preferidas são as das seis!
    também adorando as paisagens e mensagens de joia rara.
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. E o meu Capitão Herculano voltou na pele do Mundo e eu estou adorando. Gravando capítulos quando não posso assistir porque não quero perder nada.

    ResponderExcluir