3 de setembro de 2013

É pra documento?

Sou do tempo de sentar no meio da praça para tirar retrato 3x4 no lambe-lambe e de guardar na carteira um 3x4 do namorado. Ainda hoje guardo um dos tempos de namoro e outro atual dele em minha carteira, com a ressalva de não querer o meu na dele, uma foto recortada, na verdade várias, há por lá.
Se me fosse dada a opção não me queria em retrato 3x4 nem nos meus documentos, aproveito para declarar que o retrato de minha identidade não me representa e seria, ao meu ver, muito interessante se fazer um estudo sobre haver algum processo automático na nossa face quando sabemos que a foto é para documento, pois ela incorpora feições padrão 3x4, leia-se: horríveis.
Acreditei piamente no que me contou uma fotógrafa de uma cabine num shopping em SP, na ocasião do pedido de emissão de meu visto para ir a Disney. Resmunguei como de costume para tirar a bendita foto e perguntei se podia ser recortado meu rosto de uma foto qualquer e a moça me disse que não e que eu não achasse que era pessoal, pois ela havia tirado um 3x4 de Tiago Lacerda (ator global) e ele também não havia ficado bem. Se ele não ficou, quem sou eu, pensei. Pode ter sido essa a intenção dela, uma boa história para o cliente sair feio na foto e satisfeito ou a mais pura verdade.
Li uma certa vez e achei a melhor e mais precisa explicação da história das descrições a pérola que segue:
"A câmera que tira sua foto 3x4 traça um objetivo quando te vê: juntar todas as suas imperfeições e piores expressões faciais em uma única foto, que vai parar em seus documentos."

18 comentários:

  1. rsssssss... É bem verdade! Ao ver o resultado das fotos, quase entramos em depressão profuuuuuuuuuuuuuuuuunda,rs

    Eu saio sempre com cara de tamanco bem usado,rs beijos,linda essa imagem! chica

    ResponderExcluir
  2. kkkkk,eu não gosto de tirar fotos se não puder deixar um sorriso...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. É verdade Tina.
    Minhas fotos 3x4 são horríveis.
    Também ando com fotos 3 x 4 das pessoas que me são queridas, na carteira.

    bjo

    AnaVi

    ResponderExcluir
  4. O bom é que agora as fotos são digitais e eles deixam a gente ver ... É possível tirar um outra e torcer para ficar melhor! Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não me animo com isso, aceito logo a primeira amiga, sem nem ver, pois vou vendo as próximas e nenhuma me satisfaz...rsrs

      Excluir
  5. Não tem jeito mesmo, as fotos são sempre horríveis. O consolo é saber que a imagem linda da revista já passou por várias camadas de photoshop. Aliás, vamos fazer uma campanha para que as celebridades mostrem o seu documento de identidade???

    ResponderExcluir
  6. Que linda postagem, Tina. A imagem, a leveza do texto, tudo.

    Também sou do tempo do lambe-lambe e da abreugrafia, lembra?

    Abç!

    ResponderExcluir
  7. Puz, essa frase do final diz tudo, Tina! Minha mãe comentou uma vez que viu a foto do passaporte da Gisele Bundchen numa revista e nem ela se salvava... As minhas são uma aberração e ponto.

    História engraçada sobre o tema: quando fui passar pela alfândega em Boston no ano passado, a policial olhou para mim e disse que eu estava muito diferente da foto e eu respondi que tinha perdido bastante peso desde então. No que ela virou e disse "bom, você é bonita de qualquer jeito". Saí vermelha de lá, acho que fui paquerada, kkkkkkkkkk

    AMEI o post, alegrou meu dia, Tina!

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Caramba, impossível não se identificar! Precisei de tantas fotos 3x4 nesses últimos dois anos e descobri um segredo: elas ficam menos piores quando uso camiseta preta. Já amarelo, constatei que não posso usar de jeito nenhum. A menos que eu queira sair com olheiras e rosto bem amarelado. Agora só tiro foto usando preto. Alguns lugares disponibilizam Photoshop. Não é que melhore muito, mas a mocinha me deixa olhar as imperfeições e escolher se quero ou não corrigir. Uma espinha ou um fio de cabelo caído no rosto, coisas assim. Não perco muito tempo nesse trabalho,fotos 3x4 não ficam boas nem por decreto.

    Quando fiz meu primeiro RG, a moça da foto disse que eu podia dar uma leve curvadinha no meu sorriso, para não ficar muito sério. O resultado ficou muito ruim!

    A explicação para esse mistério foi ótima rs

    ResponderExcluir
  9. OLà Tina
    se bem me lembro as fotos de documentos não podem ser com sorriso, ai no Brasil.
    jà aqui na Itália, você pode fazer a foto dos documentos com um belo sorrisao no rosto.

    baci


    http://fifiacrocheta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tudo!
      Vale um protesto por aqui para passar a ser como ai :)

      Excluir
  10. Absoluta verdade querida Tina!
    Também detesto estas fotos, mas acredite numa coisa, quando me casei e tive que refazer meus documentos, com nome de casada a foto ficou muito boa, acredito por que eu estava radiante naquele dia...rsrsr.
    Adorei seu texto, beijinhos no corção.

    ResponderExcluir
  11. kkkk pois não é que é verdade. Eu fiz minha identidade com 17 anos, até então nem me achava tão feia, era jovem e não tinha tempo para pensar nisso hehe, ai fui fazer umas fotos 3x4 para documentos atuais, gente quando vi quase morri, o que era aquilo? dai nunca troquei minha identidade, mesmo depois de ter casado kkk, mas minha Alice sempre que a v~e diz: Vc era muito feia! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Tina!!
    heheh estou aqui sorrindo, lembrando das minhas histórias de fotos 3x4!!!
    Nunca, NUNCA, gostei de nenhuma das muitas que tirei, e sempre pedi para o moço (o mesmo desde criança), fazer metade das fotos sorrindo e metade sem sorrir... com a esperança de conseguir enganar a pessoa que faria meus documentos... triste ilusão...

    Beijos e uma linda semana para vc!!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  13. Que traumatizante a última frase.
    Sempre penso em Curitiba, que dizem, exigir 3x4 com a testa exposta.
    Eu, portadora de encaraminhoculados, não fico bem com testa pelada.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Tina querida
    Adorei seu post e é assim mesmo, ne? Ninguém fica bem em foto 3X4...isto é o que consola...rsrsr
    Ah, se vc puder participar da blogagem coletiva la no blog eu vou adorar.
    Vou começar a divulgar o projeto no blog.
    Tenho umas dúvidas e sugestões. Sera que vc poderia me dar seu e-mail ou me escrever?!
    claudialeonardi@gmail.com

    Bjks mil

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,Tina
    A minha primeira identidade guardava a 7 chaves, só com extrema necessidade ela era mostrada, afinal naquela época nem Poupar o tempo podíamos...tive que atualizar a dita e confesso, continuo guardando a 7 chaves...bem... o rosto teve mudança...mas a 3X4 continua a mesma.
    Adorei o post.
    bjão e uma ótima quarta.

    ResponderExcluir