14 de setembro de 2013

O certo do errado

Acredito que tem algo que faz o bom e ruim terem serventia
A nossa atitude
O lado certo da vida errada é o nome de uma das músicas do Charlie Brown Jr e vendo uma homenagem feita a Chorão e Champignon por ocasião do começo do Rock in Rio ontem, fiquei pensando como a morte de um cantor, de um artista ou alguma figura pública marca nossas vidas. Lembro pessoalmente das notícias e dos sentimentos pela morte de Cazuza, de Renato Russo, Ayrton Sena e José Saramago, mortes de pessoas tão distantes de mim e tão perto, através do que escreveram, falaram, fizeram e com o que me identificava, da história de suas vidas, por serem pessoas para mim inspiradoras, por estarem ao alcance das memórias de minha adolescência e adultência, de momentos meus, como trilha sonora,  livro de cabeceira, programa de domingo, referências por seus bons e também maus exemplos.
"Gostaria de olhar nos olhos do Chorão e falar alguma coisa que tocasse o coração dele. Infelizmente eu não posso mais", disse Rodolfo Abrantes, ex-vocalista dos Raimundos, na ocasião da partida do amigo. Não deixemos para quando não for mais possível dizer nos olhos de quem é nosso amigo ou conhecido e está perdido ou se achando na razão, que o buraco é mais embaixo, que o caminho tá errado e que você não concorda, se preocupa e está fazendo a sua parte em não fazer cara de paisagem.
Na discografia do Charlie Brown Jr em muitas músicas é citado o nome do altíssimo, Chorão gostava de "trocar uma ideia com Deus", frase usada por ele para batizar a faixa bônus que fecha o disco "Nadando com os tubarões". Ele falava em Deus, fala em salvação, superação e não se salvou, isso faz dele um perdedor ou um lutador? Devemos não acreditar nem seguir o que ele dizia, por julgar que nem ele mesmo ele seguia? Eu não concordo, pois muitas vezes já escrevi para mim mesma ler e absorver a mensagem e em muitas vezes absorvi, outras não, como disse a mestre Clarice: "Escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém, provavelmente a minha própria vida".
Já fui muito e ainda me pego e luto contra, de deixar de ir a tal lugar ou usar tal coisa por fazer referência a momentos ruins,  cismar com determinado cantor ou ator por saber detalhes amargos de sua vida, mas isso é uma bobagem, afinal ninguém é perfeito, o lugar e as coisas não são a fonte de nossos erros, nem acertos e não é só o lado bom das pessoas e da vida nossa única fonte de aprendizados.
A canção Lugar ao sol diz: "Eu descobri que é azul a cor da parede da casa de Deus". Que os meninos da Charlie Brown de fato tenha descoberto, ainda que tarde demais, eu daqui já tenho plena certeza disso. Que estejam em paz, que busquemos a paz em terra firme mesmo, pois creio que o céu e o inferno são aqui e fechar os olhos para o que é ruim não nos mantém livre, mistifica e há mais mistérios dentro, do que fora de nós. Decifremos ou seremos devorados. 
"Viva cada segundo com respeito. Quando se movimenta rápido demais você perde o ponto de encontro entre a mente e a matéria e torna-se como a lebre, que era mais ligeira, mas perdeu a corrida." Palavras de Dadi Janki em Pérolas de Sabedoria. Bom e sábio final de semana a todos!

8 comentários:

  1. Lindo,Tina e o final, maravilhoso com as palavras de Dadi, que adoro!! Ela, pequeninha, esmirradinha. tanto soube dizer! beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. ola,
    gostei bastante do seu blog vou te seguir sempre q eu poder
    clica no meu perfil entra no meu blog por favor!*u*
    claro se você quiser
    beijo linda
    adorei te conhecer e conhecer seu blog!

    ResponderExcluir
  3. Amiga
    vim conhecer teu cantinho e achei lindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Pérolas de sabedoria que alimentam e fazem refletir.
    E que a gente não deixe pra depois o que pode ser dito e expresso agora.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. A vida precisa ser respeitada....as vezes tudo é muito rápido e espere o sentido.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  6. Tina, minha doce e linda amiguinha!
    Pérola de sabedoria é você!
    Um abraço com carinho e um lindo domingo!
    Beijinhos
    Pedrinho

    ResponderExcluir
  7. Adorei a imagem do Snoopy e do Woodstock!
    Beijinhos
    Pedro

    ResponderExcluir
  8. Tia tina que blog lindo adorei vou virar fã!!
    E tia te dou toda razão o Artista e um no Palco e outro na vd pessoal .
    Isso tem duas opiniões
    1:Ñ vou ir para o show pq o dinheiro vai para o artista compra droga ñ vou gosta pq ele e um mal exemplo .
    Isso ñ tem nada a ver
    E tem a segunda que é o que vc falo
    2:No palco ele e um e em casa ele e outro e ñ e pq ele tbm seus defeitos que eu ñ vou gosta dele.
    E sou fã assumida de Charlie Brown Jr e quando mudou para Abanca.
    DE:Sua Sobrinha Preferida (que eu sei)E vc tbm e Minha Tia Preferida (ABAFA O CASO).
    #Adoroo
    #AMEII

    ResponderExcluir