28 de setembro de 2013

Sobre chaves, portas e janelas

Isso de ganhar quando se dá é mais que sensitivo e espiritual, é matemático. Em certas equações inclusive, ganhamos mais do que damos. Eu, por exemplo, quando abri a porta para o Projeto lenços que curam, ganhei várias chaves.
Venho recebendo mais que lenços e mais do que imaginei ganhar, que era a alegria nem que fosse por um minuto de quem vai receber cada um dos lenços e espero que a alegria dure mais, que se transforme, que faça brotar autoestima, esperança, coragem, curas.
Trouxe algumas histórias dos bastidores do projeto hoje, uma delas é a de um grupo de amigas que se reúnem para ler, conversar, refletir juntas e nesses encontros elas combinam de levar doações para serem dadas a quem precisa. Na última reunião todas levaram lenços para ajudar no projeto e eles estão vindo para Salvador com uma delas que vem a passeio para cá. Pessoas de quem nunca ouvi falar, não interagem aqui pelo blog comigo e que fazem algo espontâneo, leve e que enche de força o lado da corda de quem tem atitude.
E vai ter alguém que vai ganhar um lenço vindo do museu de Monet na França, com cores e aromas de carinho e desapego, esse veio com um bilhetinho contando a história da compra do lenço sem uso pretendido mas com destino parece que desenhado e assim muitas pessoas vão estar felizes pelo gesto de outras tantas que fizeram o bem, sem olhar a quem.
Trouxe para apresentar também, um contato, Ana Sanches que é psicóloga, voluntária na Ong Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Ubatuba, a Sapo Uba, desde 2006. Seguem palavras dela:
"Aprendi com as minhas "meninas", como carinhosamente chamo as bravas pacientes, que amar as pequenas coisas da vida é muito mais valioso do que imaginamos e que estar vivo todos os dias, é um grande presente de Deus! A Joaninha, assistente social aposentada e ex-paciente de câncer de mama, criou a Ong, anos atrás, e teve a ideia de montar um grupo de artes.
A Sapo distribui medicamentos e alimentação adequada a quem está em tratamento quimioterápico, apoio psicológico (óiii eu aqui), orientação durante todo o processo da doença...esclarecimentos sobre direitos do paciente....que mais??? Ah, tem as visitas domiciliares aos pacientes em estado grave, onde nossos voluntários levam além de carinho, a tentativa de suprir algumas necessidades básicas destes pacientes.
Enfim...Ubatuba não tem atendimento oncológico, tudo é feito fora daqui... daí somos referência para essas pessoas numa hora tão dolorida."
Clica aqui para conhecer o grupo de artes que nasceu da Ong, chamado Doces mimos, para apoiar, divulgar, ajudar e quem sabe se inspirar a fazer algum trabalho social, voluntário, pequeno ou grande e de coração, eu garanto que você vai ganhar muito mais do que vai dar, ajudar é uma chave que abre muitas portas e janelas dentro e fora de nós.

10 comentários:

  1. Como tu, me emociono com histórias assim.E abrir portas todos podemos, cada um ser uma chavezinha! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Nossa que projeto lindo! Eu queria me dedicar à algo assim, mesmo no meio de mil reclamações eu acho que recebo demais na vida e preciso passaar algo para os outros!

    Vc me inspirou! Lindo projeto mesmo! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Tina, muito legal esse projeto e fiquei curiosa pra conhecer.Vou dar um pulinho lá! Parabéns por sua iniciativa no projeto dos lenços tb! bjs e bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. A doação é necessário a quem precisa e faz um bem enorme quem doa.
    Tina no seu coment, vc pergunta se pode levar para lá, desculpe-me, mas não entendi. Em tempo, li os blogs linkados por ti no coment. bjos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  5. Você me emocionou, Tina
    A Ana é uma querida amiga virtual
    Te desejo uma linda nova semana
    Beijinhos mil para ambas
    Carinhosamente
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verena querida
      Você é uma doce amiga !!!
      Adoramos seu carinho !
      Beijinho

      Excluir
  6. Que coisa linda Tina.
    Também acredito que quem mais dá é quem mais ganha.

    Bom ver que tem muita gente envolvida no projeto...

    Boa semana pra você.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. olá ...nossa adorei o blog, e as matérias....aproveito pra deixar endereço do meu cantinho passa lá pra conhencer...tá rolando sorteio...
    http://designvisuall.blogspot.com.br/

    bjs...flor

    ResponderExcluir
  8. Tina, você está de parabéns, é uma pioneira nas causas nobres, toma a frente e vai puxando o país, o continente, dá uma mexedinha até lá no estrangeiro!
    Olha, meu humilde pacote não chegará a tempo para os chá dos lenços, infelizmente, mas estará em tuas mãos a tempo para a entrega.
    Lindo seu exemplo e sua energia, sempre em alta para fazer o bem! Ando sumida, dando o passo conforme a possibilidade de minhas pernas atualmente, mas mesmo de longe segue firme minha admiração por ti.
    Beijo, com carinho!

    ResponderExcluir
  9. Tina
    Obrigada pelo carinho !
    Adoramos conhecer pessoas do bem! Nos faz acreditar q o mundo tem jeito!!!
    Beijinho

    ResponderExcluir