15 de setembro de 2013

Sobre plantar e colher

"Para plantar há escolhas
Para colher, apenas o que plantamos"
Provérbio oriental
Desde os tempos de namoro que ganho flores do maridão, foram muitos buquês entregues em mãos, no trabalho, no cursinho, em casa, em cestas de café da manhã, com cartões, bilhetes, bichinhos de pelúcia, tenho pétalas e muitos adesivos colados nas agendas, rosas vermelhas a maioria das vezes, orquídeas e sempre foi e ainda é uma emoção. Eu amo receber flores e ele é fiel na compra, sempre na mesma floricultura, a Ikebana.
Como amante das palavras e de curiosidades, para quem não sabe, ikebana é um termo em japonês que significa flores vivas e consiste na arte de montar arranjos de flores, com base em regrinhas e simbolismos.
Eu também adoro ver flores, árvores, grama, por onde passo. Lugares arborizados são lugares vivos, assim como uma flor no meio do centro da cidade de pedra que é Sampa, que fotografei e postei aqui uma vez, é a humanização do asfalto, um toque de poesia no dia de quem não passa despercebido por esse convite a um sorriso e reflexão sobre o milagre e beleza da vida.
Abrindo no final de semana passado minha caixa de e-mail´s a Ikebana estava lá, me apresentando uma campanha e me convidando para participar. Pelo simpático convite, a causa, pelas flores que já me entregaram e por amor a natureza estou aqui hoje.
Em novembro de 2012, a Floricultura deu inicio a campanha Plante uma Árvore no Gandarela e está plantando mudas com o auxilio de diversos blogs e sites na Serra do Gandarela, lá em Minas Gerais. 
Até o momento, mais de 100 internautas contribuíram com a campanha, obedecendo a um cronograma de plantio, no qual a muda é plantada em uma área devastada em nome do internauta colaborador. Esse ano já foi realizado um plantio em janeiro e outro está programado para outubro. A ideia de uma árvore plantada em meu nome me deixou arvorosamente floral.
Achei a campanha super positiva, uma iniciativa agregadora e que tem tudo a ver com o que sempre trago para cá e o que diz a frase da ilustração, devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, devemos ter atitude além do discurso no cuidado com a natureza.
Meu lado passarinha e minha razão humana dizem que bons plantios são necessários tanto para natureza, quanto para as vivências de cada um, precisamos ter posturas e atitudes de boa semeadura e cuidados para uma boa colheita. Convido todos a participarem e a terem a campanha como exemplo para inciativas semelhantes em seus bairros, cidades, seja individual ou coletivamente.

12 comentários:

  1. Que linda iniciativa essa,Tina! Vale plantar e plantas bem... Gostei da iniciativa ! beijos e tu sempre descobrindo coisas boas! Lindo domingo!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos divulgar para de alguma forma estarmos juntas. Nossos nomes, mudas, crescendo e convivendo em um mesmo lugar. Que tal?

      Excluir
  2. Oi querida
    Que linda a idéia. Vou lá olhar!
    Tbe adoro plantas e ganhar flores. Tbe colocava os adesivos na agenda...rsrs.
    Divulguei o projeto dos lenços no blog e vou te escrever melhor esta semana.
    Bjks mil e um otimo domingo

    http://www.blogdaclauo.com/2013/09/projeto-lencos-que-curam.html

    ResponderExcluir
  3. Bom dia com alegria Tina!!!
    Que projeto especial...e bem no estado em que moro. :)
    Gosto muito das árvores...em casa tenho algumas no fundo do quintal e se acham que estão grandes por demais...peço apenas que podem alguns galhos... mas quando todas estiverem adultas...será um mini bosque. (risos)
    E mudando de assunto...nesta semana envio para você um embrulho do projeto dos lenços...estarei enviando direcionado a uma menina. Os lenços não são de desenhos, porém são nos tamanhos menores que ficarão melhor em meninas e junto mandarei uma boneca para alegrar um pouco mais o momento.
    Obrigada por realizar tão belo projeto.
    Deus lhe abençoe sempre!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  4. Semear é a essência da vida. Boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Semear com consciência o que queremos colher.
    Projeto especial e necessário. Verde, ar puro, passarinhos, sementes.
    Que vingue e que muitas árvores amigas estejam lado a lado!
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Linda iniciativa essa! Tudo que incentiva esse tipo de coisa e válida!

    Beijao!

    ResponderExcluir
  7. Plantar árvores é bom demais! Não conheço a campanha, mas vou dar uma olhada e incentivar! :)

    ResponderExcluir
  8. Amiga que inveja viu! Porque o fofo é ruim demais com essa coisa de romantismo. Nunca me dá flores! =\

    Mas eu amo flores, plantas, cores, cheiros de tudo isso... me encanto até com uma pétala. <3

    Adorei essa campanha!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada novamente Tina! Por apoiar a campanha "Plante uma árvore"!:)

    ResponderExcluir