23 de outubro de 2013

Bom dia, dendê, fé e poesia

Ilustração de Cosme e Damião por Ronaldo Mendes
Olha Cosme e Damião aqui de novo! Vim com eles, por conta do aniversário dos outros gêmeas dos 7 irmãos, Crispim e Crispiano, comemorado no dia 25 de outubro, contar de um evento que celebrou com religiosidade, gostinho de Dendê e poesia o aniversário dos gêmeos mais pop´s da família, que foi em setembro e eu mais uma vez, prozei esse ano sobre, aqui.
Um encontro de performances artísticas, vendas de livros, exposições de trabalhos diversos, revelação de novos nomes no meio literário e recitação de poesia por sete poetas, em analogia aos sete irmãos, aconteceu no Largo d’Ajuda, na charmosa cidade de Cachoeira, que apresentei aqui na minha ida a Filca no ano passado.
Dentre os nomes dos declamantes: Kátia Borges (baiana) e Elisa Lucinda. O Caruru é uma iniciativa da Casa de Barro, uma organização cultural que contribui com o desenvolvimento humano e cultural nas cidades do Recôncavo da Bahia com ações multidisciplinares de educação, arte e cidadania em prol da preservação e promoção da diversidade cultural e incentivo a escrita e a leitura (de livros e do mundo).
Tô contando desse evento hoje cedo para falar do aniversário na sexta dos outros dois irmãos, de quem já falei também aqui, de aperitivo, tipo comer feijão de café da manhã. Quem ai já fez essa extravagância gastronômica e colórica? Tem efeito de espinafre no Popeye. Meio dia volto com o prato principal.

6 comentários:

  1. Noooossa, o cardápio que além de comidinhas envolve carinho e cultura, tá legal! Parabéns! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Tina

    Acho bonitinha a história de Cosme e Damião.
    Adoro festas!!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Tina,
    Não sabia de Crispim e Crispiano e menos ainda dos 7 irmão. Os sete tem nomes?
    Hoje estou citando vc e o seu blog lá no post sobre sorte. Obrigada pela sua contribuição.
    Bjs e um ótimo meio de semana para vc.


    GOSTO DISTO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lista completa dos nomes dos 7 irmãos é:
      Cosme
      Damião
      Crispim
      Crispiniano
      Doú
      Alabá e
      Talabi

      Indo te visitar e me ver por lá :)

      Excluir
  4. Tina,gosto de ler seus textos porque sempre tem alguma coisa legal pra aprender. A cultura brasileira é muito rica,especialmente essa parte religiosa e gastronomica.Venho agradecer o seu comentario pelo meu niver e fiquei boba com essa frase que deixou:
    "A vida não é cor de rosa, mas podemos colorir ela a nosso gosto ou desgosto, de branco paz, azul celeste, amarelo ouro a preto ou cinza se der na telha ou se uma telha ou um telhado inteiro cair na nossa cabeça. "

    Não sei se vc sabe mas já tive um telhado caindo sobre minha cabeça, e como acho que nada é por acaso, sua msg me soou como uma alavanca pra esperança. Eu adorei, obrigada mesmo pelo seu carinho! bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz de ter semeado um pouquinho de esperança em vc :)
      Desejo que vc regue e faça florescer, cercada por mudinhas de coragem, fé, bondade e paz.
      Beijos!

      Excluir