3 de outubro de 2013

De um ou mais times

"Me enternece ver um homem rezando pro seu time ganhar
Mal sabe ele que Deus não pode, neste caso, exatamente ajudar
Está impedido de torcer
Proibido de cooperar
É também juiz e interferir lá do céu é quase roubar
Não importa  se o jogo é do Flamengo, Botafogo
Vasco, Grêmio São Paulo, Bahia,sei lá
Nem ao Corinthians que está na Bíblia
Deus se permite ter poder de apoiar
...
Já vi  torcedor apaixonado, de rubro negro trajado, todo molhado
Debaixo de temporal no maracanã, no frio  
Tendo só a esperança pra se  aquecer
Você me pergunta: Porque isso, pra quê?
Te digo: O certo é que um homem precisa pertencer
A grupos, bandos, bandas, escolas, jongos
Corais, elencos, famílias, regiões,
Legiões, maltas, quadrilhas
Bom quando é pela paz
É coletivo de maravilhas quando junto o conjunto homem brilha
É preciso  alcançar o arquipélago
Para que o sonho de um homem não seja assunto de uma só de  ilha"
A foto do post é de uma menina que gosta de futebol que nem eu
Minha amiguinha Juju
Nunca calcei chuteira nem tive uniforme
Mas já dei chutes em muitas canelas alheias 
E berrei que nem louca com gol´s
O poema que se chama: Poema de várzea, é de Elisa Lucinda
Achei que um dia só dela aqui na semana passada foi pouco
E como muitos desconheciam seu lado poetiza
Trouxe a baila esse poema
Que ao ler me lembrei do Conto da ilha desconhecida
Do por mim amado Saramago
Ver post aqui
E também lembrei de um poema que fiz certa vez
E eu mesma adorei
Clica aqui para ler
Bola pro mato, para o alto, para frente
Pertençamos e sejamos pertencentes
De margens, de rios, de sol, de passarinhos, de gente
De paz e de bem
Amém!

20 comentários:

  1. Pois é Tina, pr agente que gosta de poesia, bons textos, uma paz ilimitada, ver os times por aí e o que é gerado por eles, complicado demais!
    Mas sua explanação nos faz pensar bastante.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A flor de lis por exemplo, que é da família dos lírios, é símbolo de purificação, elevação, poder, soberania e nasce na lama

      É um boa prática, penso eu, vermos o lado bom da vida para ter força para encarar o lado ruim, sermos as flores de lis na lama

      Excluir
  2. Nunca gostei de misturar Deus nestas coisinhas miúdas do dia a dia., Ainda mais agora que o meu time está tal e qual o Hino Nacional Brasileiro " em teu formoso céu, risonho e límpido, a imagem do Cruzeiro resplandece".

    ResponderExcluir
  3. Engraçado as pessoas pensarem que Deus pode interferir no resultado de um jogo rs...
    Imagina como seria se isso fosse possível kkkk.

    tenha um lindo fds.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é!
      É mesmo muito engraçado e interessante acreditarmos nisso, sabendo que o outro acredita também e o pedido é inverso.
      Tem até uma frase famosa que diz que se macumba fizesse ganhar jogo, na Bahia só ia dar empate...rsrs
      Bjs!

      Excluir
  4. Muito bom o texto e a menina é uma fofa rs.

    ResponderExcluir
  5. Adorei ver a Julinha aqui!
    Esperando o voo, no retorno pra casa depois de dias maravilhoso em JPessoa, vim agradecer e deixo um beijo,chica

    ResponderExcluir
  6. Adoro o jeito que você coloca as coisas de um jeito tão seu, como dizer que Deus não pode torcer nem para o Corinthians que está na Biblia", rsss...
    e no seu poema, " torço para que você torça para alguma coisa", ehehehe...
    É isso mesmo torcer é muito bom, sem fanatismo é claro!
    bjs
    vania

    ResponderExcluir
  7. Aqui a gente grita assim: Bola pro mato que o jogo é de campeonato!!! rs

    Eu nunca rezei para que o time ganhasse, mas já rezei muito para passar perto da torcida organizada e não levar nenhum saquinho de xixi na cabeça rs

    Bêjo!!! Linda tarde pro cê

    ResponderExcluir
  8. Amém ;)

    Bom restinho de semana para vc Tina!!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir
  9. Tina, a Julia está uma graça na foto!
    Manoel

    ResponderExcluir
  10. Que legal seu texto e é bem verdade, sua filhota ficou uma
    princesa.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juju não é minha filha, conforme disse no texto, ela é uma amiguinha
      Tenho um filho, um menino que a propósito não é amante do futebol :)

      Excluir
  11. Texto gostoso de ler, tenho 3 aqui em casa que torcem demais, e rezam rsrs

    ResponderExcluir
  12. Eliza Lucinda é da minha terra , poetiza que viu seu trabalho ser reconhecido depois de muitas lutas.Gosto de ouvi-la em sessões poéticas.
    E gosto de ver as pessoas torcendo com garra pelos seus times! é surpreendente como se empolgam!
    abraços Tina

    ResponderExcluir
  13. Direto das Minas Gerais:
    (Skank)

    Bola na trave não altera o placar
    Bola na área sem ninguém pra cabecear
    Bola na rede pra fazer o gol
    Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

    A bandeira no estádio é um estandarte
    A flâmula pendurada na parede do quarto
    O distintivo na camisa do uniforme
    Que coisa linda é uma partida de futebol

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  14. Tina, nunca fui mto fã de futebol, isso pq durante toda minha infância e adolescência fui conhecido pelo apelido que me vô me deu, Pelé. Eu odiava esse apelido. Bjos.

    ResponderExcluir
  15. Nem me fale em futebol. Meu tive está mal, vai mal, nada bem... A foto da Juju ficou um amor, não é? É o que me dá esperança de não ver meu time rebaixado. Paz e bem! (Agora, aprendi!) :)

    ResponderExcluir