18 de outubro de 2013

Disse e vim contar

Eu disse o outro dia aqui que vinha contar sobre um dia desses que fui num restaurante que marido conhecia e eu ainda não, no qual pretendo voltar mais vezes, nem tanto pelo cardápio que ainda vou provar mais coisinhas e talvez me pegue de jeito, mas pelo que de fato me pegou por lá: o lugar.
Cadeiras e mesas plásticas com sombreiros do outro lado da rua de onde fica o restaurante promovem um desfile de bandejas e garçons atravessando a rua pouco movimentada. Os comes e bebes são servidos debaixo de graúdas amendoeiras, todas juntas como que abraçadas umas nas outras. Árvores que para mim sempre foram morada de viuvinhas, que é como conheço uns insetinhos com parentesco de padronagem com as zebras. Conhecem? Quem ai chama de outro nome me conta, adoro variações linguísticas.
Das tais viuvinhas tenho a história de competir na escola com quem elas ficavam mais tempo. Uma técnica de fundamentação nada científica, mas sedimentada na crença era a de ficavam mais tempo com a pessoa se colocadas em tecidos verdes ou partes verdes da estampa da roupa. Devíamos achar inconscientemente que as criaturas irracionais achavam que o verdume era um pedaço de árvore ou quem sabe as viuvinhas brincavam de: "Peguei no verde! A sorte é minha!" (alguém ai já brincou disso), enquanto a gente brincava de com quem elas ficariam mais tempo.
Voltando para as amendoeiras, a da foto é uma delas e marido foi o fotógrafo com a câmera do celular, nota dez pra ele. Por entre as folhas e galhos passaram frestinhas de sol e perto de ir embora repiques de chuva, uma cobertura natural, que além da sombra verdejante, tem um aroma bom de mato (eu acho bom) e fazem no chão, que por lá é de britas, um tapete crocante de folhas, . 
Preciso pontuar que acho britas pedrinhas muito versáteis, são úteis na construção, pavimentação e servem perfeitamente, do ponto de vista econômico e aerodinâmico para brincar de cinco marias, como material das brincadeiras com carrinhos e blocos de construção (brinquei muito disso com meu filho, chamávamos de brincar de obra), bem como no papel de ingrediente dos mais diversos tipos em comidinha de bonecas. Brinquei muito com britas!
Relações, árvores, insetinhos fofos, crenças e pedras devidamente cronicalizadas, vou aqui que hoje é sexta-feira e já que é dia de todos os santos aqui na Bahia, conto com todos eles para me ajudar no tanto de tarefas que tenho. Paz e bem!

7 comentários:

  1. Que linda foto dessa amendoeira. Parabéns ao marido!

    E quem não brincou com os bichinhos, pedrinhas como comidinhas nas panelas para bonecas, as pedrinhas para marcar o jogo do labirinto ou caracol e até as sapatas( amarelinhas)? Muito bom te ler! Lindo dia! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Belissima foto e nos remete ao lugar onde esteve e saber que apreciou a boa comida, o lugar e as bos sensações que teve.
    Bom demais!!!
    Gostoso quando sentimos a pessoa assim, livre, leve e solta.
    bjs e excelente final de semana
    Ritinha

    ResponderExcluir
  3. Tina

    São nas pequenas coisas que encontramos satisfação.

    tenha um maravilhoso fds.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Paz e bem pra você também, Tina.
    As viuvinhas, aqui chamamos de soldadinho.
    Brincadeiras de criança é tudo de bom.
    E um lugar é agradável como a gente vê.
    Bom final de semana
    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Acho que a frase da Clara hoje de manhã serve para você também:
    "Você não cresceu porque é doida e engraçada!"

    Bom fim de semana! :)

    ResponderExcluir
  6. Linda foto, lindo texto, lembrei lá da outra foto, que me deu fome aquele dia e me deu fome agora. Queria ter uma sombra dessas agora pra terminar mais verde a sexta.

    Ótimo final de semana!

    (Essa semana comecei a ler Capitães da Areia, adivinha pra que estado do Brasil eu viajei sem tirar os pés do chão?)

    ResponderExcluir
  7. Eu lembro ;)
    Que bom que vc voltou para contar mais detalhes do tão famoso restaurante Tina. Confesso que fiquei curiosa para conhecê-lo!!!

    Tina, as fotos numeradas foram ideias suas lembra? Só não coloco sempre pq esqueço :( Obrigada pela dica <3

    Beijão e um lindo e abençoado finde para vc!

    Nanda Pezzi

    ResponderExcluir