13 de outubro de 2013

GG

Não! Não vou falar de tamanho de roupas. GG foi a sigla que me ocorreu ao ler uma postagem de meu amiguinho Pedrinho, que me fez desatinar a escrever sobre dois personagens secundários de duas histórias clássicas que amo. O Grilo de Pinóquio e o Gato de Alice no pais das maravilhas.
Já havia idealizado escrever sobre eles, mas nunca de uma só vez. E eis-me aqui, falante como grilo e como gato e surpresa por não ter ligado nunca um ao outro através da veia filosófica que lhes é peculiar. Eu, além dos personagens, gosto dos animais: grilos e gatos.
O Gato de Cheshire, também chamado de Gato Risonho, Gato Listrado ou Gato Querri, some e aparece com seu sorriso largo e faz sempre reflexões filosóficas. O felino é um dos poucos personagens que dialoga e orienta a menina Alice, explicando, ainda que de forma confusa e perturbadora, certas regras do país das maravilhas. De curiosidade pescada por ai, descobri que a famosa banda de hard rock norte-americana: Aerosmith, deu o nome a uma de suas músicas de: "Rock in a Hard Place Cheshire Cat". A música faz uma menção ao sorriso do gato.
O Grilo Falante, simpático além de sábio e filosófico, é o companheiro bem humorado de Pinóquio em suas aventuras. Foi criado para ser a consciência do garoto e  seu nome original: Jiminy Cricket, é um eufemismo de Jesus Christ. Sua primeira aparição nos quadrinhos foi nos idos de 1939 numa tirinha de jornal intitulada Pinóquio.
Ele foi o primeiro personagem animado a falar diretamente com público em filmes e este fato o transformou em um dos maiores contadores de história da época e lhe rendeu o cargo de apresentador do longa “Como é bom se divertir” (de 1947), bem como diversas aparições em programas de TV da Disney. Um bom grilo para se ter e fazer as vezes de vaga-lume nos pensamentos e ideias da gente. Filosofices, sorrisos largos, piscadinhas iluminadas e o desejo de um domingo encantado e fantástico.

4 comentários:

  1. Entre grilos e gatos simpáticos e aprontadores, desejo um domingo mágico. beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que bonito, quando vi pensei em roupas GG
    mas agora fiou super legal gostei, elogios pra vc bjuss
    de bom final de domingo, deixo uma frase....


    “Ninguém pode tirar de você a graça de se sentir querido.”

    _______Rita!!!

    ResponderExcluir
  3. Tina, adoráveis e inesquecíveis historinhas!!
    Que sua semana seja cheia de magia!!
    Adorei ver o Pedrinho por aqui!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  4. Tina,minha amiga!
    Hoje quando cheguei da escola vovó me mostrou o seu post fiquei muito orgulhoso e feliz!
    "Ah! eu fiquei ali parado, com o zôio enregalado, meio assim que encantado, meio assim" de tão FELIZ!!
    Trecho da música "Chafariz"
    de Eduardo Rangel
    Beijinhos e abracinho com carinho
    Pedro

    ResponderExcluir