27 de dezembro de 2013

Além da virada

Todo mundo se apega em crenças, superstições, rituais de fazer mentalização, de estar em determinados lugares, fazer coisas, vestir cores, listar promessas na virada de um ano para outro. Muito legal do ponto de vista da elevação das nossas potencialidades e das coisas, dos bem quereres e é em alguns casos divertido, cultural, muitas vezes de valor espiritual, mas todo dia ao acabar traz o poder de um primeiro de janeiro no dia seguinte, todo novo dia é mais um dia e traz em si infinitas possibilidades, podemos fazer rituais, mentalizar, confraternizar, mudar em pleno mês de agosto, setembro, outubro ou qualquer outro mês. Podemos ser caridosos além do Natal.
Quem é pequeno dorme e o ano não passa por cima, quem é idoso, quem esta doente, cansado. Quem fica em casa pode vir a passar o ano circulando por muitas festas, viagens, passeios e quem passa a virada em uma festa pode passar o ano todo enfiado em casa. Não é atestado, carimbo, passaporte para os 365 dias vindouros o que estivermos fazendo, sentindo ou desejarmos num minuto, quem dera fosse assim.
E se a ideia é brincar, para variar que tal de trás pra frente esse ano não contar? É! Nada de contagem regressiva, vamos progredir, contar de um até dez. Que tal brindar com água com gás? Ou com café. Que tal a saudação em inglês: Cheers! Aprendi essa palavra nova sem querer e adorei, significa: Saúde! Viva! Uhuuuu! Que tal colocar no mar as flores sem papel, fitas, cordões, plásticos e barquinhos de papel que se degradam ao invés dos de madeira ou isopor com oferendas a Iemanjá? Que tal não jogar nada no mar e nas areias e nas rua ao invés de reclamar que tá tudo sujo e achar que os bueiros entopem e você não tem nada a ver com isso?
Que tal no primeiro dia do ano comer sonho para dar sorte? Já ouvi essa? Eu nunca tinha ouvido essa história, ouvi e já quero fazer isso, para ver se dá sorte e aproveitando que amo sonho, com recheio de doce de leite de preferência.
Hoje é a última sexta-feira do ano, tradição aqui na Bahia ir na Igreja do Bonfim, agradecer pelas conquistas, repensar os erros, dia de tradição, fé e reflexão. Vamos então agradecer e se comprometer em não só na primeira sexta-feira do ano, dia de pedidos e promessas, nem só no dia 31 a 10 minutos da meia noite, mas todos os dias e mais focados no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro inteirinhos, de manhã a noite agradecer e perdoar além de pedir. Agradeçamos pelo ano que está terminando e por tudo o que aconteceu de bom e também pelas dificuldades que nos fizeram aprender um pouco mais da vida. Façamos o nosso novo ano ser bom, pedir só não vale! Inté 2014! Paz e bem!

19 comentários:

  1. Lindas tuas reflexões e não podemos mesmo esquecer que até com as coisas chatas que aconteceram no ano que termina, aprendemos e tenhamos esperanças, garra pra um novo ano, fresquinho, que chega de presente pra cada um de nós! FELIZ 2014!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. :) Que o otimismo então impere todos os dias! Adorei a contagem progressiva e a virada de cabeça da coruja! Feliz 2014 para você e sua família, Tina! :)

    ResponderExcluir
  3. Linda a sua reflexão sobre as esperanças que depositamos nestas festas de fim de ano e ao final basta que a gente aprenda que é possível fazer todos os dias para o dia ser feliz,

    ResponderExcluir
  4. Tão linda msg,Tina! E de fato devemos agradecer por tudo que tivemos e tb procurar fazer acontecer porque os sonhos só se realizam se tirarmos os pés do chão para tomar impulso!...rss...Desejo um ano de muitas coisas boas na sua vida,muitas alegrias e sonhos realizados! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Pronto, já tenho uma desculpa para comer sonho no dia 1º ;-)

    Um 2014 maravilhoso e inspirado pra você, minha querida!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Que linda mensagem Tina! Adorei sua sugestão de não poluir o mar com as oferendas e também de agradecer e perdoar mais do que pedir.
    Também desejo a você e sua família um Feliz 2014!
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Além do Natal, além das surperstições, a cada amanhecer o novo se mostra com todas as possibilidades.
    Sonhos adocicados para nos fazer sonhar no próximo ano!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Tina, adorei a mensagem! Que o novo ano venha com muita paz, amor! Adoro sonhos já tenho boa desculpa para comer sem culpa!
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  9. Tina, QUE SEU 2014 SEJA INFINITAMENTE LINDO!!
    Pedrinho pediu para perguntar se você recebeu o cartãozinho?
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  10. Oi Tina, fico feliz que tenha gostado do vídeo e do trabalho deles, eu amei especialmente o blog. É tão bom saber que há coisas boas acontecendo a todo momento no mundo..
    Desejo a você um maravilhoso 2014!
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Tina, são várias as tradições, supertições, crenças...
    Rituais que o povo faz para sentir-se bem.

    Que cada um, com sua fé, possa almejar um ano novo com mais amor.

    Feliz 2014 pra você!

    ResponderExcluir
  12. Gostei do que propôs, Tina!

    Cheers!

    Bom 2014 e até lá!

    ResponderExcluir
  13. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
    Daqui a pouco o ano termina... Com a ida dele, chega a expectativa... O desejo de fazer diferente, a vontade de modificar o que não está legal, a ânsia de crescer e abraçar todos os planos do mundo...
    Finais de ano servem de balanço e de balança... A gente vai e vem, o pensamento viaja, o coração faz retrospectiva, a memória guarda o que foi bom...
    E todos fazemos votos de um ano novo melhor...
    Eu espero de verdade que eu, você, nós... sejamos pessoas melhores... e que nós possamos ser a mudança que esperamos e queremos ver no mundo...
    Que 2014 seja melhor para você do que foi 2013, em todos os sentidos... Que todos sejamos vencedores... E, principalmente, que todos os seus desejos se realizem neste novo ano ...Assim é o meu desejo diante do seu desejo.
    Abraço de saudades sempre!
    Severa Cabral (escritora)

    ResponderExcluir
  14. Querida Tina
    Muito lindo seu post. É isso aí!
    Tim tim. Feliz ano novo sempre!
    Muitos posts no ano que chega
    Grande beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  15. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
    EM 2014 ENTRAREI COM OUTRO BLOG...
    Vim desejar um feliz 2014 e que Deus abençoe você e sua família,
    que tenham um ano abençoado com muita :
    saúde, paz, amor, prosperidade e harmonia!!!
    Deus te traga mais amor e alegria ainda neste 2014. Grata pela amizade e paciência, amo você e o seu jeitinho de tratar todos;desejo o melhor pra ti e os teus, um ano de sucesso é primordial...
    Abraço de carinho !!!!!!
    Severa Cabral(escritora)

    ResponderExcluir
  16. Tina querida!!!
    Foi muito bom entrar aqui antes desse ano terminar e conhecer tão lindas palavras de sua escrita simples e agradável! Feliz em conhecer pessoas com esse dom de entrar por dentro de nossa cabeça e atingir o coração. Realmente chego a conclusão que nãos e precisa falar muito mas basta saber falar, basta escrever o que se sente realmente para tocarmos alguém!!
    Sinto que sua energia vibra por onde passa e contagia as pessoas com seu encanto de palavras!
    Um maravilhoso 2014!! Saúde, paz, amor e muitas histórias pra contar!
    Lindo texto e concordo com tudo!!!
    Grande beijo e até!
    Cris

    ResponderExcluir
  17. SOU DO BLOG FOLHAS DE OUTONO !
    Passando e deixando meu beijo de bom dia...e saudades tbm...desejo um lindo final de semana...
    Abraço amigo !!!!!!
    Severa Cabral (escritora)

    ResponderExcluir
  18. Alem da virada tem os sonhos sim. Todos aqui fizemos pedidos. Sei que vai dar certo.
    Tina, amei o seu texto. Carimbou meu passaporte para uma viagem em cada manhã feita só de sonhos.
    Encantei-me com tudo.
    Bjs.

    ResponderExcluir