17 de dezembro de 2013

Culturices

"Comovo-me em excesso, por natureza e por ofício
Acho medonho alguém viver sem paixões"
Graciliano Ramos
Eu sou fã das culturices, regionalices, personagens, histórias e pérolas de Graciliano Ramos, bem como sou fã do ator Ney Latorraca, que se entrega em suas atuações, faz caras e bocas, pronúncias com entonações, sotaques e mimetismos. Ele é genuinamente teatral atuando e ao dar entrevistas é solicito, falante, gesticulante, apaixonado pelo que faz, diz na lata que é vaidoso, elétrico e impulsivo, pontuando as dores e delícias da fama e de falar o que pensa e sente.
E em meio a programação de final de ano da Globo, eis que vão passar histórias gracilianas recheadas de feitos épicos, em que um tal de Alexandre, representado por Ney tem o dom de contar causos e encantar os amigos. Um dos produtores do especial disse em uma entrevista que o personagem precisa contar causos para existir, não por dinheiro, mas pela necessidade de contar histórias. Fica a dica para espiar amanhã a noite o especial nacional na emissora global, ou ler Alexandre e outros heróis e as tantas outras histórias do grande Graciliano. 
Indo de um canal pop mas não muito cult para o canal mais educativo da tv aberta, a Cultura está de identidade visual retrô por conta de seus 45 aninhos no ar, resgatando o seu logotipo original e lançando a campanha Abrace: “Abrace o novo, abrace cultura”.
A campanha tem depoimentos sobre a história e a importância da emissora em vinhetas espalhadas por toda a programação, como comemoração e com o objetivo de convidar antigos e novos telespectadores para o universo variado e rico da programação e resgatar a memória afetiva dos telespectadores. Em junho de 2014, é o mês de aniversário do canal, com várias ações locais e pontuais como: “Abrace São Paulo, abrace cultura”, na semana do aniversário da cidade.
Com vossas licenças e graças! Inté amanhã, dia de abraços, espiadinha e espichadinha na Cultura, Alexandre, nós e outros heróis.

13 comentários:

  1. Você citou Ney pela entrega... sabe outro que eu acho que se entrega de corpo e alma, porém na música, Ney Matogrosso! "Dizem que sou louco..." Eu tb acho medonho alguém viver sem paixões.

    ResponderExcluir
  2. Fico sempre perdida na programação da TV no fim do ano porque os especiais são realmente interessantes mas esta é uma época do ano que temos muitos compromissos pessoais e, quando percebo, já foi e eu não vi.

    ResponderExcluir
  3. Não vou perder este filme, adoro Graciliano!!

    Tenha um dia iluminado!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina

    Aguardo ansiosa para assistir, pela propaganda vai ser bom demais rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina,
    Obrigada pela dica, pois qse não ligo na Globo. Desta vez vou ligar e assistir.
    Beijos 1000 e uma ótima terça-feira para vc.

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Tina!!! Tb gosto muito do Ney... acho ele um sarro hehehehe
    Não sabia destas programações tanto da Globo, quanto da Cultura!! Que bom que vc compartilhou!!!

    Que que vc gostou da proposta Tina ;)
    Eu amei suas sugestões, estão todas anotadas aqui para 2014, vou fazer o possível para colocá-las em prática viu?

    Tb quero sempre manter contato.... Gosto muito de ti viu?!!!


    Beijooos, linda tarde para vc!!

    Nanda

    ResponderExcluir
  7. viva as diferenças, sempre ♥
    adoro o Ney!

    ResponderExcluir
  8. Olá Tina Flor das Laranjeiras e das culturas em geral!
    Abraço sim...abraço a TV cultura que tem programas que adoro, abraço a literatura e os contos, abraço os atores e autores de teatro.
    Bom passear por aqui Tina!
    Beijos cheios de nutellas em pão fresquinho!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tina.

    Como se diz hoje em dia, Graciliano é tudo de bom. Quando achava já ter visto tudo com Vidas Secas e São Bernardo, apaixonei-me por Angústia.

    Esse lado cômico dele despertou minha curiosidade no programa televisivo divulgado.

    Meu abraço!

    ResponderExcluir
  10. Graciliano vale sempre a pena! Bjs linda semana e obrigadao!chica

    ResponderExcluir
  11. Olá Tina querida!!!
    Que bom que me fiz presente!! Fiquei bastante feliz!! Desde quando estive aqui a primeira vez que li uns 5 textos seus e me apaixonei por tanta qualidade na escrita...muito bom!
    Você realmente me parece ser uma pessoa prática, falante e sobretudo poeta, amo!! Qualidades que a fazem ser mais ousada para esse mundo louco cheio de gente que te conhece e nem te comprimenta!
    Bem, a respeito das peças, faço com exclusividade, não fico repetindo a não ser que alguém goste muuuito e encomende.
    Adorei tê-la por lá, se quiser algo fique a vontade, mando por sedex, tenho conta para depósitos.
    Amei esse texto com a dica pra assistir o Ney, também sou fã desse jeito dele!
    Grande beijo e boa noite bahiana ou baiana?
    Cris

    ResponderExcluir
  12. Agora vou ter que procurar esse especial pra ver! Hehehehe

    Valeu a dica. Tem post especial no blog! Passa la se der! Bjs

    ResponderExcluir