13 de dezembro de 2013

E se...

"E se as histórias para crianças 
Passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente 
O que há tanto tempo têm andado a ensinar?"
Eu compartilho dessa reflexão e questionamento do mestre José Saramago, por quem tem um apreço imenso. Acho e já disse aqui várias vezes que, por exemplo, o livro O Pequeno Príncipe devia ser leitura além da infância, assim como O menino no espelho de Fernando Sabino, O fazedor de amanhecer de Manoel de Barros, A maior flor do mundo de Saramago (história animada aqui). Aproveito para elogiar as novelas da globo, pois venho observando que todas elas inseriram cenas com pessoas lendo e dizendo o nome do livro e do autor. Quem ai já reparou nisso?
Para hoje e todos os dias, meus desejos de boas práticas, leituras, garimpos, aprendizados e ensinamentos.

11 comentários:

  1. E se isso acontecesse - adultos lendo livros para crianças - seria maravilhoso! Quantas histórias encantam, acalentam sonhos que vamos deixando para trás.
    Sabe que ainda não reparei sobre os livros e novelas, mas ficarei atenta!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Tina,
    Leitura, leitura, leitura... mudou minha vida.
    Um beijo e um final de semana cheio de borboletinhas,

    ResponderExcluir
  3. "Todo mundo já foi criança um dia, mas poucos se lembram disso." O Pequeno Príncipe

    Eu sou uma apaixonada por leitura Tina. Dia desses reli O Pequeno Príncipe... Concordo com vc, todos os adultos deveriam reler ou ler livros infantis. Mas a triste realidade é que hoje em dia poucos são os adultos que leem um livro seja ele qual for.

    Sou sua fã <3

    Beijoooo gigante e um lindo finde para vc!

    Nanda

    ResponderExcluir
  4. Tina,que legal seria se os adultos lessem mais as histórias para crianças,vc tem razão! Algumas são fantásticas em suas msgs! Escolheu belíssimas histórias como dicas,parabéns! Obrigada pela linda figurinha e desejo um Natal super feliz pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a reflexão de Saramago, e esses livros que você citou estão entre meus favoritos, mas não assisto TV, então não sei nada do que se passa nas novelas….
    Bjs querida e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  6. Adorei as cabecinhas curiosas! História infantil é tudo de bom! Invento as minhas! Beijos, Tina, e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza o mundo seria bem melhor!

    ResponderExcluir
  8. Faria muita diferença no mundo, realmente...E tenho visto na novela essas partes falando em livros e autores! Legal Aqui enquanto espero.É Hooooooooooooooooooje!!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  9. Tina, também acho que algumas leituras vão dos 8 aos 800 anos, se é que não podemos dizer do 1 ao 1.000! Você já citou os principais clássicos para todas as idades, relembro também Meu Pé de Larajna Lima e Poliana, que marcaram minha infância e que ainda hoje me parecem ótimas leituras...
    Sobre as novelas, nada sei, pois não assisto. No entanto, pontos a favor já que estão fazendo o que você citou, que continuem!

    Deixo um beijo, um Feliz Natal, abençoado Ano Novo, de muita leitura para todos nós, cabecinhas curiosas! Até.

    ResponderExcluir
  10. É isso mesmo, Tina, nada melhor que a leitura diária ; tenho lido histórias para meus netos, e me revigoro

    ResponderExcluir
  11. Uma frase que circula pela internet é que lei-tura deveria ser a única lei válida para todos. Eu também concordo, apesar de que a fila de livros "para ler" está enorme.

    ResponderExcluir