22 de janeiro de 2014

Para você é o quê os HQ´s?

Para mim, tem muito livro que não é literatura
Assim como muitos HQ´s que são
Vi uma matéria com esse tema aqui
E trouxe para cá, para gente confabular
Adoro revistinha em quadrinhos desde sempre
As novinhas cheirando a mimeógrafo, com as páginas grudadas
E também as velhinhas esfoladinhas
Tive poucas por questões financeiras na minha infância
Mas lia as alheias
Leitura rápida, divertida
Falam de cotidiano, de temas culturais, ambientais
E até filosóficos como é o caso de Horácio
Comprava inúmeras revistinhas para meu filho
E num certo ponto, passei a comprar algumas para mim
Hoje compro menos pela seletividade adolescentesca dele
Mas minha mais nova aquisição foi Chico Bento adolescente
Chico é meu HQ preferido,uma divertida e benta leiturinha
Com sotaque, palavrês, romance fiel
Quintal, goiabas, galinhas, passarinhos
Essa revistinha que usei de ilustração é das antigas
Observem se der, o preço em Cr (cruzeiros ou cruzados?)
Tem até HQ com meu apelido: Tina, me acho por isso
Me conta: você gosta de revistinhas, de qual, leu muitas, ainda lê?
E acha o quê, é literatura HQ?

15 comentários:

  1. A Bruna te puxou, Tina. É uma coisa de viciada. Vai pra mesa com as revistinhas do lado. Eu sou uma frustrada porque tem tanto personagem novo surgindo e nada de um com o meu nome... Beijos! :)

    ResponderExcluir
  2. Passando só para assoprar alpiste em você :)

    ResponderExcluir
  3. Eu amooooo!! Nossa, eu li muito quando era criança...Tio Patinhas, Mônica, Chico Bento, Horácio, Zé Carioca....mas as minhas preferidas eram as da Luluzinha!! Amava muito, lia muito! Viajava nas leituras...
    Adorei a postagem, lembrando os tempos felizes da infância!!

    Beijos!! ♥

    ResponderExcluir
  4. Gosto desses gibis e adorava Luluzinha, Bolinha, Pato Donald... bjs praianos,chica Neno adora e cuida deles que mesmo velhos parecem novinhos!!!

    ResponderExcluir
  5. Lembro de trabalhar com HQs na escola, muito mesmo. E também de sempre ler quando ia ao dentista (me deixava mais tranquilo, sempre tinha medo) rs.

    Não sei se já conhece, mas tem um blog mundo legal de uma colega da blogosfera, sobre HQs. É esse do link: http://duasepocas.blogspot.com.br/

    Inté!

    ResponderExcluir
  6. Adoro ler os gibis da turminha da Monica, mas o meu preferido é o Cebolinha!
    Beijinhos
    Pedrinho

    ResponderExcluir
  7. Nenhuma intimidade com gibis :(
    Não gosto nem desgosto. Já contei em outros cantos que meu pai considerava gibi algo a ser evitado. Sempre ganhava livros, nunca gibis que tinha até receio de espiar nas bancas de jornais.
    Cresci, refleti, aprendi que são sim literatura, mas continuam a passar por mim sem causar fascínio. E por conta desse esquecimento, nem para as crianças eu compro. Por sorte, tenho uma amiga que os presenteia com os gibis que eles lêem de cabo a rabo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. oi Tina

    eu adoro revistinhas, inclusive a Turma da Monica.
    bjokas =)

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga

    O que acorda palavras,
    é para mim
    a melhor literatura...

    Cada dia, um sonho.
    É o que desejo
    aos que ocupam o meu coração.

    ResponderExcluir
  10. O preço da revista é cruzeiro porque o simbolo do cruzado era Cz$. E como eu sou do tempo dos contos de réis eu li Mandrake, Fantasma e Tarzan. Depois fui apresentada, pelos sobrinhos, aos gibis desta geração Maurício de Souza. São sempre uma boa companhia no banheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo esclarecimento sobre a moeda!

      Sobre os HQ´s ou qualquer leitura a mão serem boa companhia no banheiro, há mtos com esse hábito. Kinder essa sua pontuação :)

      Excluir
  11. Pôxa, Tina,

    que bacana essa lebre que você levantou. Acredito que sim, já que livros mundos pintados com palavras. O mundo infantil não seria o mesmo sem as HQ's.

    Vou lhe contar um segredo, uma vez resolvi ler Guerra e Paz, no meio do caminho naufraguei com o calhamaço. Sabe o que fiz? Encontrei uma versão condensada em HQ, adorei!

    Meu abraço!

    ResponderExcluir
  12. retificando a 1ª linha do comentário: "já que livros são..."

    ResponderExcluir
  13. Ah...Chico Bento é meu preferido! Me faz lembrar do jeitinho caipira que é tão lindo! Acompanhou minha infância e hj eu e meu filho lemos juntos, e sempre discutimos quem será o chico na fala! Acho uma forma divertida de estimular a leitura!

    ResponderExcluir