16 de janeiro de 2014

Patrimônio imaterial

Hoje aqui na Bahia é dia de quem tem fé, ir a pé
Da Igreja da Conceição até a do Bonfim
De integração entre religiões
De fé, tradição e cultura popular
Ver aqui postagem do ano passado sobre a festa
Que esse ano ganhou a honraria de Patrimônio imaterial
Para mim sempre foi
Bem como a festa para Bom Jesus dos navegantes
Para Iemanjá, as festas juninas, o acarajé, a taboca
Festejos, tradições, culturices, culinarices, costumes
O vocabulário, sotaque, jeito, a gente
E quem tem suas fitinhas e laços de crença
No Senhor do Bonfim, em Oxalá 
E nas boas energias da Bahia
Aproveita o dia para fazer uma oração
Usar branco, alfazema, renda
Tomar banho de sal grosso
Pendurar contas no pescoço
Caminhar com gosto

13 comentários:

  1. oi Tina

    Eu acho tão bonita essa fé que move as pessoas a se unirem debaixo de um propósito. O povo baiano é caloroso, é fiel nas suas culturas e crenças.
    Eita terra de gente boa.
    Aproveite bem esse dia, e se for depois posta uma fotinho.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. A fé é o sentimental transcendental que nos mantêm vivos. Que bom que ela existe em nossos corações.

    Beijos,
    Sorteio de livro

    ResponderExcluir
  3. A foto é simplesmente divina! E o texto mostra bem porque seu
    Povo é leve, alegre, cheiroso e lindo! Beijos querida

    ResponderExcluir
  4. Adoro essas coisas e a fé do povo impulsiona.LINDO!!bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  5. Caminhar com gosto: tão necessário fazer todos os dias, levantar a cabeça e seguir em frente, aproveitar o dia e ser feliz, trazer a felicidade e expulsar qualquer ruindade que se aproxime.

    Bela imagem!

    ResponderExcluir
  6. Ola Tina querida, tudo bem?

    Concordo com Ivani, a foto e divina, e o texto, bem o texto mostra bem porque e gostoso visitar esse seu espaco unico.

    Um grande abraco

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Tina!
    Admiro tanto suas tradições, as tradições da sua terra linda!!!
    Adoro-te!!

    Beijooos e aproveita este dia!

    Nanda

    ResponderExcluir
  8. Olá Tina, estou passando para uma visitinha e também conhecer seu blog!
    Amei tudo por aqui, parabéns! Se quiser vir conhecer o meu também vou ficar muito feliz! Já estou seguindo vc! Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Que riqueza de cultura... A impressão que tenho, lendo seus posts, é de que todo dia é dia na Bahia. Aguarde-me, Bahia! :) Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Puxa! que legal isso, e eu nunca fui a Bahia, mas qq dia eu apareço e descubro as maravilhas e tradições locais.
    Adorei saber.
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  11. Nunca me esqueço de uma festa que fui em Salvador da lavagem do Bonfim! Que povo cheio de fé é o baiano! Lindas crenças! bjs,

    ResponderExcluir
  12. Tina
    Que alegre é a Bahia. Adoro festas e suas crendices.
    Uma linda tarde para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir