28 de fevereiro de 2014

Por mais concórdia

Quem concorda comigo que essa foto de Nilton Fukuda
Desses pés descalços, essa corda pendurada
Esses passos de um frade no centro da grande São Paulo
É poesia ainda que em desarmonia?
Essa discordância da imagem, me remeteu a palavra: concórdia e a percepção de que não é comum o uso dela, não a vejo em escritos, não a ouço além de na letra do Hino do Senhor do Bonfim, quase hino da Bahia: "Dai-nos a graça divina, da justiça e da concórdia!". 
Aposto inclusive que tem uma pá de gente que nem sabe significado exato dessa palavra, por seu pouco uso. Para isso mudar, trouxe ela para cá, para se popularizar como vocábulo e na prática do seu significado. Fica inclusive a sugestão, de que cada um use em seus blogs, crônicas, textos, papos, esses dias que seguem, nos próximos, sempre ou quando em vez. Com pontuação, chamando a atenção sobre o pouco uso e prática, a francesa ou abaiana, ao gosto de cada um.
Do latim concordia, sem o acento pingado no ó, essa ilustre palavrinha significa harmonia, entendimento, circunstâncias e sentimentos de concordância que contém paz, que buscam e promovem conciliação. 
Nessa mesma mão e de coração desejo uma sexta-feira de concórdia, harmonia, paz por dentro e por fora para quem por aqui passar, para fevereiro encerrar e março começar.

11 comentários:

  1. Agora que aprendi, desejo um março envolto em concórdia!
    Aqui temos um Largo da Concórdia onde, quero acreditar, muitos apertos de mão e abraços disseram: estamos em paz, estamos em harmonia.
    Ótima sexta por aí!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha e essa palavra é realmente pouco usada! Que linda imagem! E que a concórdia se possa ver, sentir... bjs, chica e lindo dia!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Tina
    Concordamos plenamente. E citando Francisco de Assis: que sejamos instrumentos de paz e concórdia.
    bjão e uma ótima sexta.
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Oiii Tina, concordia não é muito usável mesmo rsrs dizemos mais concordar, mas gostei do significado e tbém desejo um carnaval cheio de concordia a vc rsrs bjossss

    ResponderExcluir
  5. Tina

    Tenha um super carnaval, regado de alegrias \o/
    Descanse!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado e este será o meu desejo também. Bom carnaval para você.

    ResponderExcluir
  7. Tina, um carnaval com alegria e paz!
    Beijinhos
    Pedrinho

    ResponderExcluir
  8. Tina,que linda essa foto e a palavra que a inspirou ficou perfeita! Que venha a concórdia nesse carnaval para todos ! Precisamos muito! bjs,

    ResponderExcluir
  9. Legal, sempre nos surpreendendo com suas palavras e pensamentos...

    Desejo um feriado repleto de alegrias!!
    Beijinhos de luz!!♥

    ResponderExcluir
  10. Olá, está é minha primeira visita ao seu blog e começo bem pois concordo em tudo que tu escreveu. Nunca havia prestado atenção nesta pequena palavra que nos traz tantos sentimentos bons e também nunca reparei no uso da mesma nos escritos de muitos autores. Pois bem que comecemos então a fazer uso da boa e velha concórdia para que possamos viver melhor com nós mesmos e com os outros!
    Abraços...
    nemsempreeperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Tina,
    Como sempre muito lindo, e como seria bom atualizar nosso vocabúlario com palavras como concórdia.
    Beijos

    ResponderExcluir