19 de fevereiro de 2014

Xiiis!

Recentemente postei aqui sobre a modinha dos selfies e eis que foleando uma revista, em uma matéria com o título: Olha o passarinho! (expressão que também já passou por aqui), li sobre uma tradição anual do clássico dicionário Oxford de escolher um termo da língua inglesa, considerado pela sua popularidade e uso: a palavra do ano. E a de 2013, que rufem os tambores...foi...Selfies. E por unanimidade. Caso raro, foi pontuado na matéria, todos votarem numa mesma palavra.
A fotografia para mim e para muitos traz consigo mais do que aquilo que captura e que depois pode-se ver. Uma foto não somente capta imagens do mundo, mas registra,  resumindo ou alargando, os detalhes fotografados e os movimento antes e depois do click.
Narcisismo para alguns, bobagem ou mania para outros, eu acho que o auto-registro dos selfies, em oposição aos temíveis 3x4 são legais para a gente se olhar cara a cara além do que vemos ao escovar os dentes ou ao tirarmos e pormos maquiagem e penteados diante do espelho. Vale o montante, nem pouco, nem muito (na medida), como catálogo de nossas mudanças, cortes de cabelos, roupas, sorrisos, caras feias, como marca de nossa presença, de onde estivemos e para onde fomos.
É interessante refletirmos que nossa série de auto retratos contém o antes e depois, além do que está ali e isso é um registro de nossas memórias com nossas expressões e pensando num título para a postagem, me ocorreu o clássico: Xis! Pedido e dito em cliques atemporalmente. Não descobri o porquê da escolha da pronúncia da letra, mas descubro outras curiosidades do mundo fotográfico, que adoro. Seguem revelações!
Fotografia é uma palavrinha de etimologia grega: fós - luz, grafis - estilo. Por definição é basicamente a técnica de criação de imagens por meio de exposição a luz, fixando o capturado em uma superfície sensível.
O hábito de tirar fotos se popularizou como produto de consumo a partir de 1888, quando a empresa Kodak abriu as portas com seu discurso de marketing onde todos podiam tirar suas fotos, sem necessitar de fotógrafos profissionais com o lançamento da câmera tipo "caixão" e dos filmes em rolos substituíveis, criados por George Eastman. Tenho alguns aqui :)
Atualmente, a tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia, nos quesitos equipamentos, acesso, ferramentas de edição, usos etc. Ma s equipamentos e métodos antigos ainda são usados como forma de arte e de perpetuação.
A fotografia pode ser utilizada no processo de registro e investigação do cotidiano, de resgate e perpetuação do passado, a fim de se observar apenas ou se divertir com os momentos documentados, além de múltiplas finalidades pessoais, sociais, históricas geográficas, econômicas, educacionais, culturais e o muito que cabe em uma única foto.

8 comentários:

  1. Adoro fotografar tudo o que me chama a atenção(e é tanto,rs) , mas detesto ser fotografada. Saio sempre pior do que o original,rs...
    E a palavrinha XIS foi substituída por ALFACE.Experimente e vê.rs... Vamos fotografando e sempre digo que foi uma pena, na época dos filhos pequenos, não tinha essa maquininha digital. Fotografar sem preocupação, livremente.Clic aqui, ali... Antes, além da "peladura", os cliques tinham que ser bem pensados e cada foto perdida era grana jogada fora, pois tinha que ser revelada e etc... Adorei iniciar o dia "fotografando" aqui! bjs,chica

    ResponderExcluir
  2. Chica tem razão: minha filha chegou em casa dizendo ser fotografada na escola falando o tal alface!
    A fotografia digital nos abriu um mundo de possibilidades, mas nos tirou a paciência de esperar um momento certo para não perder o clic na hora da revelação.
    A tv Brasil já exibiu uma série chamada "Caçadores de Alma"sobre fotografias; houve uma época em que se acreditava que ser fotografado poderia perder a alma...
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o efeito alface de acalmar funciona além de fazer sorrir é A palavra mágica :)

      Excluir
    2. Acho que acalma sim! Ele é usado pela fotógrafa da escola que tem que fazer fotos de todas as turmas para ilustrar a agenda do ano seguinte. Posicionar cada sala, fazê-los ficarem quietos, sorridentes e bem posados, só mesmo com muito alface :)

      Excluir
  3. Eu adoro fotografar.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante, mas eu não sei se entrei nessa onda "selfie", será? Gosto de fotografar, mas bem mais o externo do que a mim mesma... rs Adorei o post!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina
    anos atrás seria bem difícil p eu falar sobre fotografia, pq sempre ODIEI foto, mas depois da máquina digital, onde vc pode apagar a foto e tirar outra, e outra, e outra comecei a me fotografar e hoje incrivelmente AMO fotografia. Tanto fotografar como ME fotografar. Pq cm sou tímida n gosto de posar p ning, poso p mim mesma kkkkkkkkkkkkkkkk

    Meu marido diz q quando nosso bebê nascer tadinho vai odiar foto de tanto q vou fotografá-lo hahahahahaha

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não sei fotografar e não gosto de ser fotografada. É que eu me acho tão bonitinha e nas fotos vejo como sou baixinha, gordinha e outros inhas que não agradam.

    ResponderExcluir