4 de março de 2014

Sobre máscaras e alegorias

“A magia da máscara reside no fato de que ela parece ter vida própria. A pessoa sente-se protegida e deixa-se guiar pelos instintos e impulsos característicos do personagem”. Reflexão que em se tratando das máscaras de fantasias é uma válvula de escape, de revelação de talentos, de representação, diversão, voo.
Já as máscaras usadas no dia-a-dia e em ocasiões específicas, podem ser nocivas ou pontos de desequilíbrio, que escondem, disfarçam ou revelam nossa necessidade de proteção e alegorias interiores. Filosofia carnavalesca para uma vida de cara limpa e maquiada as vezes, de coração aberto mas esperto, alma leve, com asas e pés firmes no chão.

7 comentários:

  1. Bela reflexão,Tina!! Tantos nunca tiram as máscaras...bjs, chica e lindo feriado! Amanhã, tudo recomeça!

    ResponderExcluir
  2. Bem verdade, há pessoas que usam muitas máscaras, eu sou tão transparente que até em meus versos exponho o que sinto, fico a imaginar como é ser uma pessoa que usa mácaras para dizer quem não é. Amei a imagem, estou louca por umas asas dessas hehehehehe Bjs passe no Poesia do Bem. bjs

    ResponderExcluir
  3. Tina,infelizmente ainda se usa muita máscara nesse mundo,fora dos dias de carnaval! Linda sua msg! bjs,

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tina...
    Vim retribuir sua gentileza em visitar meu blog através da Calu. Depois de anos-luz eis-me aqui!

    As máscaras vienenses são maravilhosas e escondiam quem não queria ou não podia aparecer. Hoje em dia nem precisa disfarçar, pois tantos usam com tanta competência que pode até nos enganar por um tempo, mas nunca o tempo todo todo mundo. Tudo vai do caráter!
    Muito bom seu texto, simples, claro e curto!

    Uma boa semana, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Pura verdade! Seria bom que as máscaras fossem usadas apenas pra liberar emoções, dar risadas, deixar fluir a emoção...pena que máscaras são usadas, trocadas a toda hora, por pessoas habilidosas em serem "mascaradas", sem escrúpulos, sem caráter....

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa filosofia de Carnaval.
    Máscaras para alegria, farra, gargalhadas...
    Mas no dia a dia, muita sinceridade, por favor!

    Abraço pra ti Tina.
    AnaVi

    ResponderExcluir
  7. Ultimamente tenho usado uma máscara estilo "cara de paisagem". Para não brigar, para não discutir, para não tentar explicar para os outros que a vida é muito mais, que é preciso ter gentileza no dia a dia e por aí em diante, Tô cansada e deixo que cada um faça as suas escolhas.

    ResponderExcluir