19 de maio de 2014

Filosofar é preciso

Debruçados na janela
De joelhos dobrados, pernas cruzadas
Ou no correr do dia, filosofar faz bem
Muitos mistificam, banalizam e até ridicularizam a filosofia. Tinha uma frase escrita na placa da entrada de uma casa por onde eu passava quando morava em outro bairro, que dizia: "A verdade é tudo aquilo em que se crê." E nem sempre para se crer, é preciso ver, muitas vezes porém é preciso ver, sentir, entender, questionar.
A vida de cada pessoa e suas verdades, anseios, opiniões, por mais parecida que seja com a de outra pessoa e perto ou longe do senso comum é algo completamente pessoal e portanto cada um, cada história de vida é uma parte de muitas verdades. Certo?
Há muitas verdades que são próprias de quem as encara como tal, oriundas de como e onde se foi educado, da cultura, da fé, dos valores que se tem. Vemos cada vez mais descabidas notícias de violência gratuita, crimes por motivos banais, bem como abismos na educação transmitida aos filhos, a falta de respeito para com os mais velhos, a falta de gentileza, de zelo pela natureza, pela própia saúde e bem estar.
Será essa crise de valores da contemporaneidade uma conjunção da falência das religiões enquanto forças moralizadoras, com a aceitação e valorização de um modelo falsamente liberal de sociedade que incentiva a individualização e o desapego as tradições, a família e as condutas morais?
Dentro de minhas crenças e verdades vejo a necessidade de mudanças imediatas de mentalidade, hábitos, bem como um resgate de modelos antigos que funcionavam bem e foram descartados pelo avanço que a cada dia mais avança para o caos. Reflexão para começar a semana com perguntas, respostas, filosofia, para na busca da luz, germinarmos e semearmos sabedoria e poesia em nossos dias, para termos borboletas no estômago e nos nossos jardins, vaga-lumes pelos nossos caminhos, alumios, suspiros bons.

8 comentários:

  1. E como faz bem filosofar, e como estamos deixando de fazê-lo, infelizmente :(
    Uma pausa, pernas cruzadas, na correria dos afazeres, reflexões são bem vindas, especialmente esta: não estaríamos precisando mesmo olhar com carinho e resgatar hábitos e modelos antigos? Não haveria alguma sabedoria neles?
    Bom início de semana entre pensamentos, sintonias, reflexão e filosofias!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom filosofar, questionar, refletir...Nos faz melhores e crescemos! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. oi Tina

    Eu sempre gostei de filosofia, uma pena que hj em dia essa matéria não tenha tanto reconhecimento.
    O que falta para o ser humano é pensar mais e refletir.
    Nem tudo que se vê é verdade, nem tudo é o que parece.

    bjokas e um lindo dia =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina! Filosofar é preciso, especialmente em nossos dias para tentar entender tantas barbaridades que vem acontecendo,tem razão! Texto nota mil! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Estamos mesmo vivendo momentos muito difíceis de assimilarmos mas, eu acredito de verdade que a crise indica mudanças... E elas virão.
    Para fazermos mudanças precisamos antes tirarmos tudo do lugar e depois reorganizarmos as coisas de uma maneira melhor...
    Vamos confiar na sabedoria da vida...
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi TIna!
    Que lindo e verdadeiro tudo isso...amei a frase e se conseguirmos colocá-la dentro do nosso coração, a aceitação da vida fica tranquila! beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Olá Tina!
    Sim filosofar e preciso!
    Aristóteles dizia que “para filosofar é preciso filosofar, para não filosofar também é preciso filosofar”.
    Feliz semana,bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  8. Oi Tina, adorei a frase que você citou, que pessoa interessante devia morar naquela casa, hein…
    Como é verdadeira, à medida que vamos amadurecendo as verdades vão mudando. Concordo com você, a crise moral que vivemos é consequência do culto ao individualismo, do egocentrismo exagerado. A falta de crenças torna a vida árida.
    Ótima reflexão
    Bjs querida

    ResponderExcluir