29 de junho de 2014

São Pedro, porteiro oficial do portões celestiais, tem seu dia celebrado com festa junina por todo o nordeste no dia de hoje. O apóstolo e exímio pescador, cativa seus devotos pela história pessoal tão humana, pelo perdão recebido, origem humilde, e porque foi o primeiro Papa.
Por sua relação com a pesca o santo é patrono dos pescadores, festejado com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover.
Como esse ano, conforme eu já contei aqui é de Santa Bárbara e eles regem as trovoadas, esse ano eles são meus queridinhos, sempre presentes em orações, pedidos e agradecimentos. Vale a popularice de que quando começa a trovejar ser costume acalmar as crianças, dizendo: "Tenha medo não! Esse barulho é São Pedro mudando os móveis de lugar". 
Dentre as tradições do dia de São Pedro, uma é quem tem esse nome, tem a tarefa de acender fogueira na porta casa e outra, que descobri esse ano e adorei, é que se alguém amarrar uma fita no braço algum Pedro, ele tem que dar um presente a pessoa, ou pagar um lanche, uma bebida. Amarre a fita e conte da tradição depois, fica a dica. Viva São Pedro! Viva a cultura popular! Viva as festas juninas!

7 comentários:

  1. Vou lá na Amara ver o Pedrinho (http://mpequenoprincipe.blogspot.com.br/)então! Sinta-se amarradinho,Pedrinho,rs...nem, precisa o presente ou lanche.Só um beijo já faz bem!


    Lindo dia de São Pedro por aí! beijos,tuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Tina,

    Achei muito interessante o post e me fez prestar atenção em uma coisa, até ontem estava um sol e um calor danado por aqui, atípicos para esta época do ano, mas hoje amanheceu nublado e com um ventinho de chuva!
    Estamos precisando muito, esta é a pior seca que enfrentamos nos últimos 80 anos, os reservatórios estão tão baixos, dizem que vai durar só até a eleição…Vou rezar para São Pedro e Santa Bárbara.
    Bjs e ótimo domingo

    ResponderExcluir
  3. Uma linda semana pra vc, amei as bandeirinhas tbm. Passa no Poesia depois, saudades

    ResponderExcluir
  4. Deixo aqui meu pedido para São Pedro: arraste, mude de lugar e faxine com muita água para cair cá nas bandas paulistanas. Com colocou a Cris, a falta de chuva por aqui já se faz sentir.
    Adorei conhecer essa brincadeira com os Pedros! Beijo então para Pedrinho, querido príncipe da Amara e nosso emprestadinho!

    ResponderExcluir
  5. Tina, Chica e Ana Paula!
    Vocês nem imaginam a minha felicidade! Sinto não saber escrever coisas tão lindas como vocês para expressar a minha alegria!Vocês sabem que o meu neto Pedro é razão do meu viver, deixei até de fazer o que mais gostava, os artesanato, para me dedicar a ele! Fico imensamente feliz com o carinho que vocês tem a ele!Obrigada de coração! Desculpe a melação! Tina, adorei o texto como sempre maravilhoso!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  6. Tb só conheço o Pedrinho de Pedro...rsss...vai ficar todo amarrado,tadinho! Adorei saber mais sobre o dia de São Pedro! bjs,

    ResponderExcluir