23 de julho de 2014

Da Disney a Grécia antiga

Me empolguei nas viagens, que nem sempre precisam de passagem aérea, que vale pontuar, ainda que com tanta concorrência e promoções, estão pela hora da morte. De histórias dos Estados unidos para onde fomos ontem, vamos para uma das muitas histórias da mitologia grega?
Escolhi uma que envolve dragões, por estarmos as portas do mês de agosto. E por falar nisso: Quem sabe o que tem a ver dragões com o mês de agosto levanta a mão! Quem nãos sabe, volta aqui no primeiro dia de agosto, que com gosto vou contar.
Por hora, diz uma lenda, que o último dos 12 trabalhos de Hércules era roubar as maçãs douradas da macieira que Gaia, a mãe terra, deu a Hera, rainha dos céus, no seu casamento com Zeus. Hera tinha escolhido Ladon, um monstruoso dragão com 100 cabeças, para guardar a sua preciosa árvore. Ladon ficaria no seu jardim, enrolado à volta da árvore e Hera não teria preocupações em relação ao furto dos frutos.
Héracles, insatisfeito e astuto pesquisou informações sobre o dragão, descobrindo como enganá-lo. E para por em ação seu plano foi pedir a companhia de Atlas, para ajudá-lo.
Por ter contrariado Zeus, Atlas que entrou de gaiato na história, foi punido em ter de carregar o mundo nos seus ombros. O mapeamento geográfico do planeta terra se chama atlas por conta de Atlas? Seria essa a origem da expressão: Carregar o mundo nas costas? Não sei! Provavelmente sim.
O que sei é que Atlântidas, as filhas de Atlas, que tinham ordem expressa para não deixar ninguém tocar aqueles frutos, diante da bravura de Hércules ao enfrentar o dragão, entregam-lhe as maçãs. E fim!

5 comentários:

  1. Refrescar a memória com Tina, cedinho é bom!!Hácoisas que esquecemos com o tempo e aqui tu as trazes! Lindo! bjs praianos e boas viagens!,nos levando de carona!!chica

    ResponderExcluir
  2. Olá Tina, que bom tema foste buscar, adoro mitologia.
    Pobrezito do Atlas... já não é de hoje que há uns pagando pelos outros ;)
    bjo amigo

    ResponderExcluir
  3. Como me falta algo de mitologia Grega, amei, e estou de olho! abração

    ResponderExcluir
  4. Já marquei minha viagem para o primeiro dia de agosto :)
    Já ouvi pelos ditos populares "ele tem complexo de Atlas" para uma pessoa com ombros arcados, costas curvadas como se estivesse mesmo carregando o mundo, os problemas nas costas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de mitologia, histórias fascinantes.

    bjokas =)

    ResponderExcluir