22 de julho de 2014

Histórias do Tio Sam



Fotos na terra do Tio Sam
Para ilustrar
Compartilhar
Com um quê de quero ir de novo
E de momento relembrar é viver

Tio Sam, a personificação nacional dos Estados Unidos, um dos símbolos mais famosos do mundo, é representado como um senhor de fisionomia séria com cabelos brancos e barbicha. Muitos vêem uma semelhança do rosto delê com o do presidente Andrew Jackson, outras com o do presidente Abraham Lincoln, sou dessa turma. Um parêntese para quanto adorei o filme, por conhecer a história, pela atuação de Daniel Day-Lewis e todo show cinematográfico de Spielberg.
Diz o folclore que o tiozinho foi criado por soldados americanos no norte de NY, que recebiam barris de carne com as iniciais U.S., refrentes a United States, estampadas. Os soldados teriam dito brincando que as iniciais significavam Uncle Sam (Tio Sam), uma referência ao dono da companhia fornecedora da carne, ai o congresso americano resolveu adotar a lenda e reconheceu Samuel Wilson como inspirador da figura do Tio Sam em 1961. Em 1870, o cartunista Thomas Nast fez o desenho baseado no rosto de Lincoln. Ahaaam!!!
Em 1917, o artista James Flagg desenhou-o em o cartaz com o dedo em riste e com a frase "Eu quero você para o exército dos EUA", encomendado pelas Forças Armadas americanas, que recrutava soldados para a Primeira Guerra Mundial. Este poster foi utilizado ainda com outras frases como: "Continuemos unidos" e "Deus abençoe a America" a mais famosa e difundida juntamente com a ilustração.
Nas histórias em quadrinhos ele é um personagem criado pela Quality Comics que se baseou no mito americano e ajudou a consagrar o símbolo, dando uma mãozinha para que hoje todos se refiram aos EUA como a terra do Tio Sam. Podem chamar de cultura inútil, mas é uma história por trás de um nome que ouvimos, lemos, de uma imagem que vemos e sabendo do que se trata tem um que de conhecimento, é de alguma forma agregador, para quem é e para quem não é americano. Eu adoro saber histórias de histórias, de nomes, coisas, pessoas, lugares e confesso me rendi aos encantos da Disney, a materialização dos personagens que fizeram parte da minha infância, as histórias, a percepção de hábitos de vida e comercias diferentes, a toda organização e magia daquele lugar. Ímpar!

5 comentários:

  1. Que bela pesquisa compartilhaste! E tomara voltes lá! Eu troco tuuuuuudo aquilo por praias calmas, sem gente, em família!Mas fico torcendo pra ver novas fotos tuas de lá,! Essas estão lindas!! Vai imaginando que se realiza! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada lugar com seus encantos, sensações, valores.
      Obrigada pela vibração!
      Aproveita bem seus momentos praianos de férias :)

      Excluir
  2. oi Tina

    eu adoro tb essas histórias, são fascinantes.

    bjokas sua linda =)

    ResponderExcluir
  3. Tina,eu tb adoro essas histórias e não conhecia essas curiosidades sobre o tio Sam. Achei super interessante! bjs e boa semana pra vc,

    ResponderExcluir
  4. Eu também não conhecia a história e sempre ouvi a terra do Tio Sam com uma interrogação escondida. Agora não mais!
    Beijo.

    ResponderExcluir