11 de julho de 2014

Por livramentos

São Braz, para mim, além de nome de mistura para canjica muito popular nas festas juninas, é parte de uma rima: "São Braz! São Bento! Buraco fundo tem cobra dentro", que avisa e pede proteção para os perigos previstos. O santo médico, soube pois uma amiga para quem comprei um pacote de canjica me contou, é popularmente evocado em casos de engasgos. Segundo a história, Dr. Braz, retirou milagrosamente. sem nenhum instrumento, um espinho da garganta de uma criança.
Na liturgia da Igreja Católica São Braz é representado com uma vela nas mãos e em frente a ele uma mãe carrega uma criança com mão na garganta, como que pedindo para ele curá-la. Daí se originou a benção da garganta no seu dia, 3 de fevereiro. O santo é também padroeiro dos veterinários junto com Santo Egídio, pois refugiado em uma caverna cuidou de animais selvagens.
Por uma benta sexta-feira e um feliz final de semana, com gargantas e línguas refinadas, ressonantes de boas palavras, sem engasgos com comidas ou sapos,  coração voltado para o bem e que assim livres-nos dos buracos Nossa Senhora da guia e anjos protetores, amém!

10 comentários:

  1. Lindos desejos e que São Braz e São bento proteja bocas, gargantas e tuuuuuudo mais,rs...

    Quanto ao S.Bento, tu nem sabes, é o meu amigo.

    Como tive 4 filhos em 5 anos, a cada nova gravidez, quem me via questionava:

    - Ainda ou de novo?

    Diziam que eu era à moda de S.bento: Um fora, outro dentro.

    E assim foi,rs E valeu!!! bjs, lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. verdade, quando eu era criança, as pessoas sempre diziam "São Braz, São braz" quando alguém engasgava, há anos não ouço isso! Que legal saber de onde veio essa tradição! bjs

    ResponderExcluir
  3. Interessante, eu nem sabia rs...
    Bem legal, conhecermos de onde vem...
    Boa sexta :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi Tina

    Lembro que qdo soluçava minha mãe chamava São Braz, eu adoro essas histórias apesar de não ser mais católica.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bell, são cultura, lembranças, registros, além da religião
      Vale conhecer (ou não) a origem, as lendas e querer bem, ter como parte de nossas memórias e da crença popular
      Mil bjkas :)

      Excluir
  5. Oi Tina, acredita que eu nunca ouvi falar de São Braz? Mas adorei conhecer, ótimo final de semana pra ti, beijos.

    http://blogteremarcellino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Cultura, lembrança, registro, além da religião... amei conhecer toda a história sobre os "engasgos", sobre o dia de São Braz e tudo o mais!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina, a avó de meu marido sempre chamava por São Bráz quando uma pessoa engasgava. Seu post me fez lembrar de um tempo em que muitas pessoas queridas da família ainda estavam por aqui…
    Estou saindo de férias e retorno em agosto.
    Bom final de semana, sem engasgos e sem perigos e Boas férias!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. lembrei de bons momentos sobre o São Braz rs
    amei ler a história
    *´¨)*Linda Noite
    ¸.•*¸.• ✿´¨).• ✿¨) Beijokas da Nanda
    (¸.•´*(¸.•´*(.¸. •* ✿
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  9. Amei esta mistura de santos e proteções. Aqui, quando engasgo, além de chamar São Brás também rezo o Credo porque acredito que é algum pensamento negativo que foi enviado para mim. Pode ser?

    ResponderExcluir