8 de julho de 2014

Sobre rabiscos e leituras

E de escrever
Imagem pelos super poderes da escrita
E da leitura
E dos desenhos
Temos asas por dentro
E escrever, ler, desenhar
Pintar
Soltar a nossa imaginação
Nos dá asas por fora

"Na escola, atualmente
Dá-se ênfase à escrita
Muito mais do que à leitura
Por isso deixo uma crítica
A escrita é importante
Mas quem da leitura é amante
Mais inteligente fica

Para quem vai escrever
Só é capaz de fazê-lo
Se souber ler o que escreve
Este é o grande segredo
Pra você ser escritor
Tem que ser um bom leitor
E escrever sem ter medo

Com relação à semântica
Ou ao significado
Das palavras de um texto
Use o dicionário
Faça a criança aprender
Perguntar e entender
No texto, o enunciado

A leitura em voz alta
Deve ser com emoção
Do dialeto da criança
Pro dialeto-padrão
Cuidado com o preconceito
Ensine a leitura com jeito
Dentro da norma-padrão

De acordo com o texto
A leitura vai variar
Ensine suas crianças
Como o texto encarar
Como ler questionários
Provas, jornais, formulários
Sem medo e sem errar

A leitura não pode ser
Algo vil, sem importância
Como hoje nas escolas
Tem que haver uma mudança
Leitura é para ser viva
Diária e efetiva
Da escola, maior herança

Precisamos praticar
A leitura e a escrita
Para que nossa escola
Seja mais bela e mais rica
Leia para estudar
Se divertir, pesquisar
E quem sabe, ser um artista"

Trechos de um cordel
De Carlinhos Cordel, cordelista de Pernambuco

Segue de arremate interrogações e exclamações que já ouvi iguais ou parecidas e me pergunto quantos pais, avós, tios, educadores tem ouvido e quantos tem refletido e respondido com palavras e ações a tais pérolas: - Tia eu não gosto de Português! - Pai quero estudar num colégio com tablet para não ter que escrever, só digitar. - Pró não sei porquê se tudo que lemos na internet e nos livros tem letra de forma, temos que escrever com uma letra cursiva e ainda ser cobrado que seja bonita. - Mãe eu não gosto de redação pois tem muitas regrinhas. - Pró, é sério que eu tenho que preencher todas as linhas com minha resposta?  (n.º de linhas 3 ou 4)
Escreve bem quem lê bastante, é regra antiga e para toda vida. E quem quer saber de "perder tempo" lendo? Quem quer saber de fábulas, com tanta modernidade? E escrever então, para que, desenhar nem pensar, só os primeiros riscos. Bora parar com isso?

8 comentários:

  1. Leituras fazem bem escrever.Quanto mais, melhor e dar ASAS aos pequenos, com livros, livros , oportunidades de escrita é maravilhoso e fundamental! Lindo post, lindo cordel, linda imagem, pra variar,rs beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. E o escrever da escola é simplesmente uma reprodução, uma cópia, ou talvez a releitura. E assim a criatividade vai sendo engavetada.
    Em todos esses anos de meus filhos na escola nunca fizeram um jogral :(
    Gostei de conhecer e da escrita de Carlinhos Cordel!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. bora parar MESMO! É uma pena por que só quem ama ler como nós sabe o universo que os livros abrem, né? beijos e bom jogo

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Tina! Temos que parar de desprestigiar o ler e escrever nesse mundo de tanta tecnologia. Fazer da leitura um grande prazer para as crianças e do escrever um exercício de imaginação e liberdade. Achei muito bom o enfoque de seu texto e o cordel delicioso! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Vamos sim, Tina, agora/pra já...competências de escrita só aumentam com a leitura somada em qualidade e quantidade de significados.O completo letramento compreende a leitura e a escrita e nele, as habilidades que possibilitam a verdadeira apropriação da língua escrita e falada.
    Excelente abordagem com uma linda apresentação do cordel :)
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  6. Ler e escrever andam juntas, mas ainda vejo muito em escolas não é só escrever, pq se fosse para as crianças escrever dando suas ideias até ia, mas é o copiar, copiar por copiar, matérias textos que já estão nos livros no caderno.Um absurdo.Eu leio todo dia na minha sala, e as crianaçs até já perguntam: pq todo dia tem Leitura embaixo do cabeçalho? eu pq ler é fundamental para se aprender tudo. Bjs e tem novidade sobre como ajudar os filhos a estudar no blog hoje.

    ResponderExcluir
  7. Parece que ler e escrever foram feitos para uma combinação perfeita, como café com leite. Embora, há os que prefiram café puro.

    ResponderExcluir