23 de agosto de 2014

Radiomans

Radioman é "nome" de um mendigo famoso, figura urbana nova-iorquina muito referenciada na década de 90 e assíduo frequentador de sets de filmagens que teria inspirado o personagem Parry, interpretado por Robin Williams, em "O Pescador de Ilusões".
"Lembro que Radioman não conseguia acreditar que o personagem do Robin existia de fato, que estava sendo imortalizado no cinema. Então, ontem, eu tive que abraçar Radioman" disse o ator Bridges na ocasião da morte do colega. O filme bem antigo, tem para mim um que da cena do filme Homem aranha, que uso sempre de argumento para quem dá dicas de blitz no trânsito a amigos e desconhecidos que beberam. A cena é a do bandido que Peter ajuda e na fuga mata seu avô. Assim pode ser quando dizemos a fulano que tem blitz na rua tal e ele pega tal rua e atropela um parente nosso, um amigo.
O Pescador de Ilusões se estrutura basicamente na história do personagem Jack Lucas, ancora de um programa de radio de falsa autoajuda, onde em vez de ajudar, ele desestrutura e zomba dos ouvintes e eis que além dos cotidianos males, acontece uma grande tragédia por consequência de um mau conselho dele a um ouvinte que atira em pessoas inocentes em uma lanchonete. O personagem de Robin, que se chama Parry, é um homem bem sucedido, vitima indireta da tragédia. Três anos depois do ocorrido Jack, desempregado e que sempre teve horror a pessoas pobres, está no fundo do poço com peso na consciência e após beber bastante sai perambulando pelas ruas e quase é morto por dois jovens que odeiam mendigo. Jack é salvo por um mendigo louco que procura pelo Santo Graal, chamado Perry, cuja mulher morreu no tal acidente da lanchonete que ele provocou.
Perceber e ser percebido é denominado por estudiosos de percepção social. Na prática, pensar o que dizemos, como agimos, termos a consciência do nosso papel no coletivo, sabermos que não podemos prever onde nossos pés podem tropeçar, se tornar amigo de um mendigo #issomudaomundo

4 comentários:

  1. Sempre lindo passar aqui e pensar junto contigo, aprender...bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga, passando para apreciar suas postagens, e desejar uma boa noite, com lindos sonhos e um amanhecer abençoado pra que seu dia seja feliz e se prolongue por toda semana.
    Fiz uma postagem sobre a participação , com poesias no Livro Bom Jardim do Poetas, eu e minha filha Adriana Duarte.
    Linque http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/2014/08/participacao-na-antologia-dos-poetas.html
    Obrigada por fazer parte do meu grupo de seguidores que já passam dos 860, sua participação é muito importante. Abraços, fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Puxa Tina, que post belo e profundo, adorei ver o entrelaçamento das cenas dos filmes e da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Texto interessante e fiquei com vontade de rever o filme.

    ResponderExcluir