1 de agosto de 2014

Refazendo

"Todo tamarindo tem o seu agosto azedo"
Essa postagem de hoje é para como outras já passadas desmistificar, além de eu oralmente sempre pregar, que o mês de agosto não tem nada a ver com azar. Ver aqui uma das prozas. A imagem de picolés trouxe de uma postagem passada, numa de republicar. Clica aqui para ver, fui buscar ela pois ao ouvir ou falar a palavra tamarindo, lembro dos berros dos vendedores na praia ou ônibus: "Picolééé! Capeliiinha! Tem de milho, tapioca, tamarindo..."
Iniciei entre aspas com uma frase de Refazenda, poética e cadente canção de Gil, que adoro, para esse refazer do que o povo insiste em dizer, que tem seu valor cultural, mas não deve ser levado para prática, para justificar mal feitos, tipo achar, por procurar.
Penso que cada um põe ou tira o gosto de seus agostos. Além da popular associação de desgostos do mês com eventos infortuniosos das grandes navegações, talvez pela estação do ano e as marés, uma menos conhecida referência dos males do mês é a temida constelação de estrelas em forma de dragão, que para muitos era sinal ruim a despontar no céu no início do segundo semestre do ano. Thuban é um dos nomes dessa constelação. Os Egípcios a chamavam de Tawaret, a Deusa do céu norte. Eu, particularmente, gosto de dragões, por ser o animal de meu signo no horóscopo chinês, pela imagem imponente, destemida, mística, pelo colorido dos orientais e também pelos personagens de animações e histórias infantis.
Vou então repetir uma recomendação, já aqui feita para o mês de agosto, que é domarmos nossos dragão interior e os exteriores com a sabedoria da maturidade e malemolência da infância. 
Que entre bons ventos e tempestades, nos caminhos que passam por nós e pelos caminhos que passarmos, tenhamos constelações e céu todo azul, sol e chuva, bem-te-vis, gaivotas, dragões, pombas brancas, anjos de luz a nos guiar. Um agosto que começa numa sexta é para rimar e para entrar num bom decoro, de bom agoro. Que assim seja!

10 comentários:

  1. Lindo,Tina e que assim seja!!Pra cada um de nós que tem a responsabilidade de fazer o melhor agosto de nossas vidas! Pra nós ele inicia c ao fim do dia, com a despedida do marzão! Mas há outros 30 dias dele a viver e o faremos!!!bjs ainda praianos,tuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Preciosos conselhos Tina e que claramente mostram que podemos usar o que de melhor há, afinal os dragões voam :D
    Fiz tempos atrás um post sobre eles, os nossos dragões, afinando contigo estas proveitosas dicas.
    Um agosto gostoso, repleto de luares, de brisas suaves, de doces vagares.
    Bjkas, menina.
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto do mês de agosto, e que ele venha com muitas alegrias.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina, estou voltando de férias, vim conferir o que perdi nesse período.
    Olha, sobre o mês de agosto, neste ano tem uma particularidade muito auspiciosa, o planeta júpiter está entrando na casa de Leão neste mês e ficará nela por um ano e meio. Isto significa uma abertura para prosperidade, conquista de metas pessoais, favorece as mudanças que nos aproximam de nossa missão e essência.
    Bem vindo mês de Agosto!
    Bjs e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina, um feliz mês de agosto!beijinhos Pedrinho

    ResponderExcluir
  6. não tenho nada contra o agosto rs
    acho que nunca parei para pensar
    sobre isso não.
    que ele seja sim bem vindo

    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  7. Tina, o meu signo é dragão também! Que assim seja mesmo! Sempre aprendo coisas interessantes quanto leio seus posts <3
    bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Tina, que beleza de postagem! A começar com esse sorvete que me lembra minha infancia...rss...e que agosto venha com gôsto de texto lindo da Tina! bjs,

    ResponderExcluir
  9. Tina, também acho que cabe a nós dar bons ou maus gostos aos nossos meses, inclusive ao aGOSTO. Ler os seus textos é uma terapia.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  10. O meu dia tem, ao aCORdar a cor que eu quero dar. Faz bem uns dias cinzentos, só para ficar feito gata enrolada com pensamentos distantes. Mas prefiro pintar bem de amareinho, para ficar ensolarado e feliz.

    ResponderExcluir