23 de setembro de 2014

Doce mel

Amo mel! E você? Nem vem me dizer que tá de dieta, que engasga! Se quiser dizer diga, tudo bem! Nos idos de criança eu tomava mel todo dia quando das muitas vezes passava as férias na casa da minha Tia Nélia. Lá tinha sempre mel e se tomava uma colherada todos os dias. Teve uma época que tinha uma com uma rolha dentro, outra com formigas dentro, talvez uma dessas foi a que ficou com rolha e formigas e tinha a garrafa puro mel.  E ela sempre perguntava: - Quer de qual? A cada uma de nós, Helena e Marina as filhas e Eu a sobrinha hóspede que ficávamos em fila. - Do com formiga e com rolha, era a escolha mais comum, por graça e talvez por completude, tipo: queremos com tudo.
Toda essa contação foi uma divagação direto do túnel do tempo porque amanhã vai vir para cá a recomendação e contatos de uma nova Confeitaria aqui em Salvador (trabalhando por enquanto sob encomendas), com quitutes deliciosos, tortas tão lindas quanto gostosas, sabores caseiros, retrôs e moderninhos. A empresa é uma sociedade de duas moças confeiteiras e arteiras, uma delas minha colega dos tempos de escola, filha da "dona" da cantina, amiga de meu irmão, parceira da Plano3 filmes, sempre talentosa e simpática, de nome Amélia, mulher de verdade e apelido doce como ela: Mel.
Aguardem e preparem-se para imagens fortes, hoje nem ilustrei a postagem com nada comestível como pensei e não achei outra ilustração que encaixasse, para uma dieta dos olhos devido ao teor das gostosuras de amanhã. Pessoas tipo eu, formigas doceiras, vão aguar.
Falando em mel, adoro molho de mel com mostarda e dentre os molhinhos clássicos tipo rosê e branco que vem em cumbuquinhas com os petiscos nos barzinhos, veio com frutos do mar empanados em um que fui dia desses um molhinho de mel com pimenta calabresa, simples assim e delicioso. Não fiz a fina e lambiquei com camarões até o último vestígio do tal molho. Fica a dica! Brinde de leite quente, mel e canela e até amanhã!

17 comentários:

  1. Aqui em casa o mel sempre esteve e está presente. Faz muito bem.,Adorei as dicas ao final e mel com mostarda fica tri legal! Aguardamos amanha pra alimentar as "lumbrigas" só com o olhar,rs bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Tina
    Esse post me fez lembrar da avó de meu marido. Na casa dela sempre tinha um pote com Crustuli ( massinha bem fininha feita de farinha de trigo) e por cima delas se jogava mel.....aquilo era uma perdição.
    Que nossa terça seja melado ao ponto.
    Bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  3. oi Tina

    mel é tudo de bom, eu adoro. Não to podendo comer muito por causa da glicemia alta (vamos ficando velhas e os probleminhas aparecem rs...).
    Gosto tb na mostarda.
    Feliz Primavera para vc ✿ฺ

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. afe maria, tô precisando marcar uma viagenzinha praí urgente, Tina, hahahah!

    Eu AMO mel, só não como mais por causa da infeliz da dieta mesmo ;-)

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Mel é muito bom e sempre temos em casa, mas o usamos com moderação.
    Beijos, Élys.

    ResponderExcluir
  6. E se até hoje você não usa óculos, deve mesmo agradecer ao mel com formigas!
    Com muita vontade de experimentar um tal vinagre de mel que encontrei no mercado.
    amanhã só venho aqui depois de forrar bem o estômago, assim o impacto é menor. Tenho alma de Magali!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Mel é bom até com pimenta. Aqui em Goiânia, tem um barzinho que serve pimenta dedo de moça empanada e recheada - três tipos de recheios, frango, peixe e carne moída, acompanha um potinho de mel pra quebrar um pouco o ardor da pimenta. Uuhuu delicia!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Amo mel com chá... Lembrei foi do livro que li a pouco tempo: A vida secreta das abelhas...
    Agora fiquei aqui toda cheia de água na boca para os doces que da Amélia e sua sócia <3 Sou uma formiga como vc Tina <3

    Beijãooo, doce tarde para vc!

    ResponderExcluir
  9. Huuummm, que delícia. Essa receita do fim então, agora que aqui é noite, tá frio e eu já na cama, apetece mesmo para confortar! Não tenho uma grande tradição de mel, mas de há uns anos para cá que tenho muito vontade de ser apicultora, porque me fascina o mundo das abelhas e todo o seu trabalho! E agora fora o mel, é sempre tão bom passar por aqui! Aprendo, rio e choro. Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Pedrinho parece formiga adora mel! Muito bom também adoro!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  11. Lembrei de Paulinho quando era menor (agora ele está numa fase que não quer lembrar da infância!) que perguntou se o nome dela era Mel por que ela gostava de abelha ou por que ela era doce feito Mel? Um conquistador (barato)!!!! rsrsrsrs
    E falando de Mel - de abelha, tem uma pizzaria no Vale do Capão na Chapada Diamantina que preparam apenas 2 sabores de pizza: uma vegetariana e outra de banana e canela - cortadas em triângulos assimétricos (pra traumatizar quem tem TOC! rsrs) e servidas com um molho de mel e pimenta que dá vontade de trazer pra casa depois! ;)

    ResponderExcluir
  12. Tina, sou uma verdadeira formiguinha para doces. Só de ler o seu post fiquei com água na boca. Estou apreensiva sobre as ilustrações das próximas postagens...risos.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  13. ÊÊÊÊÊÊ!!! Adorei!!! Tô ansiosa pro post de amanhã!!
    Obrigada por esse carinho e por sempre lembrar com tanto amor da nossa infância!!!
    Beijo Gigante!!
    E beijo pra Paulinho q tb já tá gigante!
    <3!!!!

    ResponderExcluir
  14. Você cutucou a maior formiguinha do pedaço... Ai! Socorro! Será que vou resistir????
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Tu sabe que o mel me dava azia e agora comecei a consumir e não tive mais azia. Faço chá de limão e mel todas as noites é bom para tirar resfriado. Aqui temos muito frio. Adorei tuas histórias do tempo de criança. Aqui tinha formiga no açúcar. e rolha no garrafão de vinho mas no mel nunca tinha ouvido falar.
    Bjos tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  16. Lembrei que quando criança tb tomava mel pra tosse...rss...eu adoro e se não tomar um litro por dia,mel é saudavel e não engorda! Aprendi isso no Vigilantes do peso!...rss... ótima postagem! bjs,

    ResponderExcluir