17 de setembro de 2014

Turismo e artesanato de Monte Verde

Divino da Loja Arte na Serra

 Arara da Loja Arte na Serra

 Anúncio dos Kukos da Loja Mont´Art Artesantos

Louça cerâmica da Loja Alpina Monte Verde

Tenho candura pelas Gerais, como chama as Minas uma amiga minha que vai por lá a visitar Seu Tonho e Dona Sebastiana na área rural. Pelo clima, verde, blogueiras amigas na redondeza, pela beleza que vejo por enquanto de cá. Essa introdução poética, vou emendar no contato feito comigo pelo Guia Roteiro de Turismo  para recomendar o simpático distrito de Monte Verde, localizado no município de Camanducaia, estado de Minas Gerais, conhecido por seu clima frio, do alto de cerca de 1554 metros, rodeado por montanhas e esplendorosa área verde que adorna a vista e a vida dos moradores e encanta turistas, principalmente nas estações mais frias do ano.
O local, divide com Campos do Jordão o número de visitantes e a fama de baixas temperaturas ( já chegou a registrar -14 graus). Os dois locais recebem o título de “Suíça brasileira”, graças a arquitetura, que faz desses lugares uma cidade europeia em solo Brasileiro. O artesanato, coisa mundial e muito rica nossa é muito valorizado na região e o Guia Roteiro de Turismo apresenta, com Meu Blog e Eu, de portas e janelas abertas, algumas lojas de artesanato na região.
A Mont’Art Artesanatos é uma das mais conhecidas de Monte Verde, onde há artesanatos em madeira, miniaturas, utensílios domésticos, lembrancinhas diversas e dentre elas o famoso termômetro de Monte Verde.
Sob o comando de Nelson Tavares Pacheco Júnior, a Mont’Art além de artesanices, desde o ano 2000, é um dos responsáveis por analisar e divulgar as condições climáticas de Monte Verde, pois a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia foi instalada apenas em 2004 e mesmos assim, Seu Nelson mantém a tradição e divulga os dados climáticos semanalmente. Adorei isso! A Mont’Art fica localizada na Avenida Monte Verde, 743, Loja 16.
O Arte na Serra é uma casa de artesanato com uma identidade ambiental, pois faz questão de trabalhar com materiais ecologicamente corretos. Com foco no artesanato em madeira é possível encontrar lá brinquedos e quebra-cabeças (daqueles que não se acha em Magazines dos grandes centros), utensílios domésticos, artigos de decoração e religiosos trabalhos em madeira. Pura arte! O Arte na Serra fica na Rua do Pinheiro Velho, 115.
Para finalizar a listinhas de artesanias sugeridas pela Roteiro de Turismo, a Alpina Monte Verde é uma loja que vende: xícaras, bules e pratos em porcelana. Belíssimas porcelanas húngaras e em cerâmica, além de relógios antigos, canecas de chopp, entre outros produtos. A Alpina Monte Verde fica na Avenida Monte Verde, 946.
Quem quiser saber mais informações, como:  restaurantes e pousadas, em Monte Verde, clica aqui.

14 comentários:

  1. Que legal,Tina! Deve e parece ser mesmo muito lindo esse lugar! Monte Verde e suas belezas, suas janelas abertas e , por certo, tanto a ver! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa cidade! Dicas anotadas!!!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de falar que adorei esse divino de lá! bjs

    ResponderExcluir
  4. Também tenho candura pelas Gerais.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. oi Tina

    meu irmão já foi em Monte Verde e adorou.


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Tina! Eu adoro Monte Verde! Um lugar tão lindo,pitoresco e onde se respira de verdade porque tem ar...rss...lindos os artesanatos que nos mostrou. Valeu a dica! bjs,

    ResponderExcluir
  7. Não conheço Monte Verde, mas por tudo que você nos motra deve ser um lugar encantador.
    Um grande abraço,
    Élys.

    ResponderExcluir
  8. Venho agradecer sua visita a um dos meus blogues e seu comentário.
    Sou de Portugal e com muita pena minha não posso ir conhecer
    Monte Verde. Bom trabalho de divulgação.
    Voltarei sempre que possa.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Tina,
    Cá estou para agradecer, retribuir e conhecer você e seu lindo recanto.
    Amiga, quero te dizer que a sua visitinha lá no flores encheu meu coração de alegria viu...
    Cheguei aqui para ficar.
    Adoro Minas, minha família por parte de pai e toda da terrinha do uai. Não conheço Monte Verde, mas minha filha adora dar seus passeios por lá, e sempre volta encantada como se fosse a primeira vez. É sempre muito bom alardear o que é bonito.
    Deixo abraços e beijos com muito carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  10. Ai que dicas especiais! Marido sempre querendo conhecer Monte Verde. Anotei o site do Roteiro Turismo, já dei uma espiada lá e adorei tudo. Muitas dicas, facilidades para hospedagem. Já estou empolgada! Não imaginava que o artesanato lá era tão diverso e bonito.
    Traga mais vezes dicas desses cantinhos tão aconchegantes de nosso Brasil!
    Um beijo e retribuição de carinho por seu Tonho e Bastiana!

    ResponderExcluir
  11. O lugar é lindo e vale a pena visitar

    ResponderExcluir
  12. Deu até vontade de conhecer!!!

    ResponderExcluir
  13. Próximo Roteiro: Minas! E com esse friozinho que faz lá, só uma cachaçinha pra acompanhar! Ê trem bão! ;)

    ResponderExcluir
  14. Adorei vc falar da minha Minas Gerais!
    É tudo de bom em qualquer pezinho de montanha que é o que mais tem aqui....
    Bjs

    ResponderExcluir