4 de setembro de 2014

Vocabulês

Eu adoro saberes linguísticos, curiosidades regionais de vocabulário, palavrices, sotaques e tudo mais que quem é meu leitor ou convive comigo e me conhece sabe. Pois bem, quem não sabia ou quer saber mais sobre esse meu bem querer e tiver a fim de ler postagens no tema semeadas por aqui, clica nas palavras links a seguir: confuseirice, marcianice, sotaquice, poliglotice, palindromice, nordestice.
Para mim, novidade recente foi a descoberta de que bergamota é tangerina. Ganhei um creme para as mãos de bergamota, adorei o cheiro e fui pesquisar o que seria a tal substância de delicioso aroma, boba foi a minha descoberta. Sei ser mexerica também um nome dado a alaranjada fruta de gomos que denuncia o comedor ao abri-la e também após lavar as mãos por algumas vezes depois de pegar nela e confesso achar esse nome com um que de comer e danar a fuxicar, mexericar (risos). Será?  Me pus a perguntar, que esse codinome é por ela mexericar o comedor com seu odor? Huuummm!!! Viajei? Ou será que acertei? Ou uma correlação doida inventei?
Além das palavras que me lembro já resenhei e já me peguei pesquisando sinônimos Brasil afora, como mandioca, que é macaxeira que para mim é aipim, a palavra da vez é bombom, queimado como se chama muito aqui na Bahia, caramelo como é um clássico chamar, bala (gosto dessa não, tem um que de gangster, faroeste, me dá uma bala e puuuum). 
Quero saber como você chama essa guloseima de infância, que conheço como jujuba ou bala de goma. Não podia deixar de registar a canção que me pus de fundo musical enquanto escrevia esse blá blá blá a cantarolar: "Doce doce doce, a vida é um doce vida é mel". Pedaço do céu é mesmo a vida, que sempre lembremos. Pedacinhos de infância são bombons, que essas e outras doçuras, de comer, fazer, ver, a gente se permita sempre, para um recheado, colorido e rico viver e reviver.

10 comentários:

  1. Lindas balinhas de goma! Lindo teu texto e aqui no Sul também é temos bergamota, aipim, pão "bundinha", que no Rio são os carequinhas ou bilhas..E assim vamos com as diferenças de nomes, mas tudo igual! Isso é legal! bjs, chica e lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Curiosa essa minha amiga Tina rs...
    Eu tb adoro, ter mais conhecimento de vocabulários.
    Lembro de uma saia justa que meu irmão passou, qdo namorou uma amiga minha. A mãe dela chegou e perguntou qual a sua graça?
    kkkk
    Depois fomos entender que a pergunta se referia ao nome.
    Temos muito ainda que aprender.

    bjokas doces =)

    ResponderExcluir
  3. Para mim é bala de goma ou jujuba... Amo de paixão!
    Vc me lembrou de quando cheguei para morar ai na Bahia e fui à feira com uma amiga gaúcha e ela perguntou o preço da bergamota. A mulher olhou pra ela com olhos de espanto, ai eu quis ajudar e disse da mixirica e acho que piorei a situação. resultado apontamos e ela feliz disse : Ah! laranja tanja? Ahahahaha... cada lugar com suas "palavrices... "
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina!!!!
    Por estes lados daqui, conheço como jujuba! rsrs
    Aqui em Santos, temos nossos próprios termos esquisitos...chamamos o pão francês de "média", o dinheiro de "mango"...e é um tal de "tu vai, tu foi" pra um lado e pro outro...rsrsrs
    Beijos, lindo dia pra ti!!! Adorei o post! =)

    ResponderExcluir
  5. Jujuba por aqui também! E a tal bergamota que também conheci como mimosa, que anteriormente para mim era o nome da vaquinha com sineta pendurada no pescoço!
    Entre mimosas, bergamotas, jujubas, balinhas de goma, sempre bom aguçar a curiosidade e o paladar!

    ResponderExcluir
  6. Um país tão grande e tantas as diferenças culturais. Mas tudo fica muito pertinho quando um avião nos leva para conhecer as amigas de blog, a percorrer os espaços que estavam só na nossa imaginação e a realização de um sonho como ir à Bienal do Livro. Bom setembro para você, com palavrinhas lindas e doces como estas jujubas.

    ResponderExcluir
  7. Conheço por jujuba também. Gosto tanto dessas descobertas de palavras. Lembro quando descobri os significados de amplexo e ósculo, duas palavras tão diferentes com significados tão conhecidos!

    ResponderExcluir
  8. Amplexos e ósculos para você e nosso amigo Luís!

    ResponderExcluir
  9. Para os não sabedores e preguiçosos de pesquisar, AMPLEXO é a ação de abraçar. ÓSCULO, além do significado na botânica, no uso informal é um beijo tipo bênção :)

    ResponderExcluir