26 de novembro de 2014

Farinhas do mesmo saco e pás viradas

"Homines sunt ejusdem farinae" esta frase em latim, que copiei, viajei e pousei nas aulas de latim da faculdade, com meu professor zero de bom humor e cordialidade, que não dava muita corversa e exigia explicações resumidas para tudo, argumento: Comunicou? Então serve.
Pois, bem, essa frase inicialmente transcrita, quer dizer: homens da mesma farinha, expressão em latim que dá origem a expressão popular, utilizada para generalizar um grupo de pessoas que tenha alguma característica ou comportamento reprovável.
E do mesmo saco de expressões nossas de cada dia, escolhi uma que a explicação que encontrei não representa o que sei dela. Da pá virada, que é segundo pesquisei usada para parasitas pois quando a pá está virada para baixo, está inútil. Eu conheço, chamo e já fui chamada de da pá virada por ser danada, amalucada, mas nada de achar o que explicasse essa relação, embora tenha achado que o uso da expressão com esse sentido seja recorrente. Pensei então ser algo regional. Ai, como sou dá pá virada do tipo elétrica, não me dei por satisfeita e xeretei até descobrir que os antigos falavam que uma pessoa era: “do apá virado” quando tinha comportamento buliçoso, brincalhão, amalucado, impetuoso. E está lá no Michaellis a expressão “do apá virado”. Isso leva a não ser a “pá”, utensílio de escavar, a que se refere a expressão, mas ao “apá”, termo que designa a parte mais longa e carnuda da perna da frente do boi. Uma explicação que não entendi o porque tal origem da expressão é o que tenho para hoje. Que souber explicar ou quiser arriscar uma sugestão, fique a vontade, vou adorar esse mistério desvendar.

4 comentários:

  1. Sempre fui da pá virada, mas no sentido de inquieto rs! /bom saber o sentido correto, abraços

    ResponderExcluir
  2. Como Ives, também fui muito da pá virada, por ser danadinha, medonha! E farinha do mesmo saco, expressão muito usada e que cabe bem aos políticos.Uso muito nessa hora, pois eles assim são!Pena que o saco onde estão juntos é com um rótulo que acho melhor nem publicar! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. oi Tina

    Interessante essas expressões usamos muitas delas mas não sabemos o significado.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Essa do apá é como o pé de cachimbo do domingo que na verdade é pede cachimbo. Não sou da pá virada e por isso não vou chegar nem perto da apá do boi para indagar!
    Beijo!

    ResponderExcluir