9 de janeiro de 2015

Momento Nelson Rodrigues

E assim caminha a humanidade
Daí paciência a Mafalda e a todos com um pingo de razão

Ilustrar essa postagem Rodriguiana com Mafaldices é algo que ficou tipo queijo com goiabada. Mafalda leio tirinhas desde a casa da Tia Nélia, mas as picardias de Nelson nunca assisti, nem por acaso ou curiosidade li nada dele, além de amar a frase "Os bons são maioria".  Na ocasião que fui a Festa Literária de Canhoeira, assisti a uma roda de bate bapo sobre ele. Estavam lá, uma de suas filhas, uma estudiosa de sua obra e o mediador. Ouvi coisas interessantes sobre sua vida e obras e fiquei curiosa e menos reticente a ele e ciente de suas contribuições literárias e culturais. 
E eis que diante dos noticiários, resolvi trazer Mafalda e uma frase de Nelson Rodrigues, que é contemporânea, sinal de nenhuma evolução. “Antigamente, o silêncio era dos imbecis, hoje, são os melhores que emudecem. O grito, a ênfase, o gesto, o punho cerrado, estão com os idiotas.”
Me espanta as notícias de violência, bem como me e irrita no dia a dia os comportamentos, comentários, opiniões, posturas que são no mínimo idiotas sejam nas redes sociais, seja na vida real cotidiana, entre amigos ou na fila da padaria. Há que se ter muita paciência e não surtar, não se igualar nas agressões verbais e físicas muitas vezes, por pressa, faniquito, gestos e situações toscas como se fosse normal ser primata em plena modernidade.
Com a liberdade sem limites de expressão e ao mesmo tempo golpes a liberdade de expressão, confuso assim, vou emedar com a constatação rodriguiana de que os idiotas, os sem noção e outras categorias socialmente nocivas, passaram a ter espaço socialmente, se aliar em grupos, ter papel econômico. Isso vale para política, religião, produções musicais, televisivas, cinematográficas, literárias, isso se reflete na baixa qualidade de tudo, no raso das coisas que consumimos e assumimos com normal, na desvalorização da vida, nas diferenças escrachadas mais não respeitadas. Surreal! Vou terminar assim, Rodriguiana e se não achar uma porta para Nárnia, volto segunda mais up e constante nas postagens, nem que seja na marra. Porque é para isso que estou nesse blog.

3 comentários:

  1. oi Tina

    Eu gosto da Mafalda.
    Hj em dia quem se cala usa de sabedoria, em um mundo onde todo mundo quer ter razão aquele que se mantém calmo e calado adota uma postura especial.
    Para vc ter a razão não precisa gritar ou brigar, até pq ou se tem ou não se tem. Ninguém quer ser o errado, e as pessoas cada dia menos assumem suas culpas.

    bjokas e um doce fds =)

    ResponderExcluir
  2. Gosto da Mafalda e de te ler e desejo lindo fds! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Eu também gosto da Mafalda.
    Às vezes é melhor se calar, pois discutir pode significar trair valores morais.
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir