19 de fevereiro de 2015

By Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima é um dos meus destinos na próxima ida a Sampa. Cada vez que vou de passagem ou para bater saltinho, idealizo aproveitar ao máximo. E nessa, lugares novos se somam a lista e lugares que já fui, que estão na lista de repetecos, como ir no Mercado Municipal, no Museu da Língua Portuguesa e na Liberdade.
Na Faria Lima, na próxima ida, minha reverência e encantamento certo, será por com as artes de Dona Ohtake,  que coloriu o céu  na semana passada e fica aqui de passagem minha homenagem.
Além da simpatia e vivacidade dela, merece aplausos e imitação a grandeza de categorizar a arte como coisa popular, acessível , desmistificada, sem associação obrigatória e direta com museus, salas de arte, erudição. Arte no dia a dia, nos pontos de ônibus, nas praças, na filosofia do se faz sentir, faz sentido.
O Instituto Cultural Tomie Ohtake por si só já é uma obra de arte e segundo pesquisei, tem salas de exposições, ateliês, livraria, teatro e auditório. Obra do arquiteto Ruy Ohtake, que de refino se atentou na localização do lugar, construído entre três bairros bem diferentes de São Paulo: Alto Pinheiros (reduto de estilo), Vila Madalena (reduto mais alternativo) e Pinheiros (berço histórico). A proposta foi dialogar com as diferenças que se complementam e devem conversar e não se repelir, se integrando assim como as pessoas as múltiplas e ricas referências culturais.
O Tomie Ohtake, levou o nome da renomada artista plástica e mãe do arquiteto e se espalha em 4.400 metros quadrados que apesar da grande dimensão, por todo interior é cheio de detalhes, caracterizado pelo miúdo, um convite a observação.
Quero ir lá, vou lá e na Galeria do Rock, na Pinacoteca, quero ir de novo no Ibirapuera, no Museu da Língua Portuguesa, cafés. Ver e rever amigos de blog. Enfim, me rechear e adornar de cultura, passeis, experiências, experimentos e histórias, para lembrar e contar.

12 comentários:

  1. Tomara consigas logo ir à Sampa! Teus desejos são bem argumentados e legais e misturar cultura. arte e ainda rever amigos...Quer melhor? bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Qdo vier me avise.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Tina
    E eu com tudo isso a menos de 100 km adio sempre minha ida a Sampa.
    Bom ouvir coisas boas de lá.
    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pare de adiar então
      Vá e conte tudo no blog

      Excluir
  4. Eu até senti falta de SP agora, depois da grande alegria de ter passado no concurso público aqui , ontem soube amiga, estou tão feliz e motivada, agora com a vida mais estável quem sabe não me sobra condições financeiras de ir só passear lá tbm quero voltar ao Ibirapuera que amo tanto e minha filha viveu sua primeira infância, quero ir na Pinacoteca, aos teatros, museus, ah quero ver os amigos. Gostei da tuas dicas. bjs e tomara vc vá logo lá realizar seus sonhos. Tem novidades no blog

    ResponderExcluir
  5. HUm... chega deu saudade. Conheci São Paulo ano passado e gostaria de viver lá. Amei. Espero voltar lá esse ano. Beijo, TIna!

    ResponderExcluir
  6. Tina, você vai ter que passar um mês aqui para poder fazer tudo isso...
    Mas o Tomie Ohtake vale à pena se tiver uma exposição legal acontecendo, porque embora o prédio seja enorme, a área aberta ao público é só onde tem o salão de exposições e as salas de aula, e tem um restaurante bem charmoso ( e caro!) também.
    Bjs
    P.S. Estou sorteando um livro da Martha Medeiros lá no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria super passar um mês ai, eita que eu ia me esbaldar
      Concorrendo já ao livro
      Aqui da janela esperando o sorteio :)

      Excluir
  7. Tina, você terá que falar para a Dra Cristiane que no seu salto tem pó mágico de pirlimpimpim e que em um dia você consegue até parar num realejo!
    Acredita que nunca fui ao Instituto Tomie Ohtake? Quem sabe?!
    Linda a tua homenagem. E estou a imaginar um papo dela com Manoel de Barros e pitacos de Suassuna. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa sugestão de post as multicoisas e lugares em um dia com saltinhos saltitantes

      Quanto ao papo, deve ter tido arco-iris :)

      Excluir