12 de março de 2015

Iluminura de Rafael Antón
“Penso a história em imagens, como um filme mudo”, disse o ilustrador Rafael Antón, nascido na Galícia e radicado em São Paulo. Ele é o ilustrador do livro Amanhecer Esmeralda, que recomendei aqui por esses dias e que resolveu publicar o seu próprio primeiro livro infantil, no final do ano passado.
Em A incrível história do homem que não sonhava, pela SESI Editora, um homem chamado Mani sai um dia de casa à procura de um sonho. Não era um sonho especial, desses que a gente inventa, ele queria qualquer sonho, pois nunca tinha sonhado, nem dormindo , nem acordado.
“Então, chegou de surpresa um presente inesperado, seu primeiro sonho veio na noite embrulhada”. E ele sonha que o tempo passa um bocado, ele fica amigo de pássaros e no meio de uma das histórias de seu sonho e amizade com os passarinhos, uma tristeza profunda toma conta de Mani, que acorda com seu próprio suspiro. 
Sabe aquela sensação de se foi sonho ou realidade? Será que ele realmente sonhou? Porque ele suspirou? O porquê dele ter suspirado tá no texto do livro, as outras pistas estão nas ilustrações de Antón, um céu roseado e ruas que parecem fazer os carros afundarem ou flutuarem, desenhos que preenchem as páginas e deixam brancos os profundos. Personagens, tons, texturas, palavras, tudo junto e misturado, tudo encantado. Fica a dica, para crianças e para a criança que mora em nós. Eu compro para mim livros infantis e recomendo sempre a beleza das singelas, detalhadas e coloridas ilustrações e o que há nas poucas páginas, entrelinhas, na moral da história, no conteúdo além do número pequeno de páginas, com palavras simples, linguagem universal, valores para todas as idades.

4 comentários:

  1. Bela apresentação desse livro que parece lindo desde o enredo até as ilustrações! Gostei! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Minha criança interior já o quer!
    Ganhar um sonho embrulhado? Deve mesmo ser especial!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro livros infantis e desenhos tb, pq com ele podemos soltar nossa imaginação.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina, eu também adoro livros infantis e tenho minha própria coleção. Fico encantada com as ilustrações e essa é linda!
    Vou procurar esse livro. E por falar em livro, já estou sorteando um novo livro para o mês de março. Passa lá.
    Bjs e ótima semana

    ResponderExcluir