31 de março de 2015

Território do brincar

 Esse é Seu Tolentino
Abaixo sua obra de arte de brincar
Fotos de renata Meireles





Descobri num garimpo de coisas boas para trazer para o blog, um trabalho de registros e valorização da infância e do brincar, que não esteve aqui na sexta, dá uma lidinha no post e nos comentários.
“Entre abril de 2012 e dezembro de 2013, os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil. Eles visitaram comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral, revelando o país através dos olhos de nossas crianças. Renata e David registraram as sutilezas da espontaneidade do brincar, que nos apresenta a criança a partir dela mesma.
Em cada encontro surgiam intensas trocas e diálogos, por meio de gestos, expressões e saberes que foram cuidadosamente registrados em filmes, fotos, textos e áudios. Um intercâmbio onde pesquisadores e crianças se encontraram no fazer e no brincar, sempre aprendendo um com o outro."
O trabalho do Território do Brincar se ampliou com parcerias e produção de um longa metragem, livros e uma exposição itinerante, com o intuito de levar um pouquinho do Território para escolas, festivais, praças, etc. Clica aqui, como que no X de um mapa do tesouro, para ver, compartilhar, relembrar, descobrir outros brincares, pessoas, lugares e se encantar, para sair de março e entrar em abril acendendo o pavio, puxando a corda e o coro do brincar.

7 comentários:

  1. Que legal,Tina! Adorei ver o Seu Tolentino e sua artes de brincar.Que belo trabalhos esse ! Adorei ver as brincadeiras, ou melhor, rever! Vale muito e deve cada vez mais ser incentivado! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. O Território do brincar é um tesouro, dessas coisas raras de se encontrar.
    Tomara se espalhe, adentre as escolas, as novelas ( já imaginou uma produção global assim? ).
    Em uma das muitas entrevistas, vídeos que eu assisti do Território, uma fala me marcou e é um pouco assim: quem é pobre nesta história? As nossas pobres crianças das cidades que não sabem mais brincar, ou "brincam" no tablet, ou as ricas crianças dos mais remotos lugares, ricas em criatividade, possibilidades e infinitas brincadeiras?
    Há a campanha #salve o planeta e precisamos urgentemente de #salveobrincar.
    beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que legal né Tina?
    As crianças antigamente ao ganharem esse brinquedo ficam tão felizes, hj em dia é tudo no controle remoto, uma pena que a infância está sendo perdida com tanta tecnologia.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Tina, sempre trazendo coisas legais aqui no seu blog! Adorei conhecer o sr. Tolentino! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Um resgate emocionante da nossa cultura e memória.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Tina, que pessoa adorável e seu Tolentino e que linda a sua arte de brincar! Meu pai fazia carrinhos tipo esse para meu irmão brincar!
    Muito lindo!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir