26 de abril de 2015

Altruísmo & Solidariedade

Ilustração que desconheço o(a) artista
Nomeei de super ou nem tanto
A palavra "altruísmo" foi usada em 1831, pelo filósofo francês Augusto Comte, para caracterizar o conjunto das disposições humanas (individuais e coletivas) que inclinam os seres humanos a dedicarem-se aos outros.
O altruísmo é primo da solidariedade, da generosidade e primo da empatia. São lineares quanto ao conceito, mas há diferenças. O  altruísmo é uma ação em que, para beneficiar o outro, o indivíduo arca com um custo ou prejuízo para si próprio, perde-se tempo, dinheiro, princípios, ou qualquer outra coisa em prol do outro e muito por conta desse detalhe, embora tenha importância social, é uma ação mais pessoal.
A solar solidariedade, é um conceito baseado no sentimento coletivo de unidade, que não requer envolvimento pessoal e não requer necessariamente atitude, é um traço de personalidade, um conjunto de práticas, de comportamentos, sentimentos.
Todos esses termos com usos diferentes e pouco praticados, independente das diferenças semânticas #mudamomundo. Atitude é com certeza uma ferramenta transformadora, assim como não agir, se comedir são boas ferramentas. Fazer de coração, fazer por meta também tem seu valor, porque não. Orar, vibrar, contestar, tudo tem seu valor é poder, eu acho.
Ser altruísta, solidário, generoso, com ou sem cartaz, em gestos voluntários, individuais ou coletivos.  Fazer o bem sem olhar a quem ou olhando no olho, escolhendo a dedo, por afinidade, necessidade nossa ou do outro, porque sim. Enfim! Domingo de agito ou descanso, atitudes ou contemplação, que seja bom.

5 comentários:

  1. Lindo e como o mundo cada vez mais anda necessitado dele, da solidariedade, da fraternidade... Que ela se espalhe,mas pra isso, temos cada um algo a fazer:praticá-la e arraigá-la! (nossa ficou feia essa palavra.Está certa?rs )

    Em todo caso, certa ou errada, sigo no domingo, desejando que seja lindo! Vou ter tarde de Marina! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah um cheirinho em Marina tem tudo a ver com Domingo
      Dar colo
      Hummmm que vontade

      E essa palavrinha foi tipo alto nível, vocabulário rebuscado #adorei

      Excluir
  2. então vamos compartilhar...
    beijogrande

    ResponderExcluir
  3. Gostei de saber um pouco mais das palavrinhas, da solar ligação com a solidariedade! Tantas possibilidades, generosos ou altruístas o importante é ter ação ou mesmo em certos casos, silenciar.
    Mas, se estamos aqui juntos nesse mundo, por que não fazê-lo melhor para todos, né?!

    ResponderExcluir