11 de maio de 2015

Todo mundo pode, mas...

Sobre ser possível ensinar alguém a ser um artista, em uma entrevista, o diretor Harmony Korine,  respondeu que atualmente  muitos que no passado por status cursavam medicina ou direito, estão entrando hoje  em faculdades de cinema. Korine veio das ruas, nunca estudou qual o melhor movimento que uma câmera deve fazer para filmar uma cena, por isso ele defende seu estilo. "Quer ser um diretor de cinema? Então viaje, trabalhe como garçom, conheça gente de verdade".
Trouxe esse depoimento porque acho que se banaliza muito hoje em dia determinadas profissões e trabalhos relacionados a arte. Sou admiradora e incentivadora do movimento Ratatouille, de todo mundo pode, seja cozinhar, escrever, fotografar, filmar, com o detalhe, de que dom, experiência, sensibilidade e profissionalização são detalhes que mudam muito o produto final e essa percepção e reconhecimento são importantes.
Tirar fotos e publicar no Instagram é um treino, uma descoberta pessoal ou pública de talento, por exemplo, mas há detalhes de enquadramento, cores, coisas mínimas que fazem um retrato ter melhor qualidade. Fazer um curta, um clip, uma vídeo de seja lá o que for, como profissional é um trabalho que envolve detalhes, cenário, estudo e conhecimento da temática, figurino, luz, sombras, cores e uma infinidade de coisas que não estão listadas e não são perceptíveis ao olhar comum, mas lá estão e fazem muita diferença.
Isso vale para costurar, desenhar, pintar, escrever e vim com esse prosear dizer que vale fazer, pelo prazer, descobertas, buscas e vale também valorizar os profissionais, o feito com primor, o talento, o refino. E tenho dito!

7 comentários:

  1. Que sábio conselho de Korine para ser um diretor de cinema - conheça pessoas, trabalhe como garçom.
    Sim, todo mundo pode experimentar, fazer e talvez dessa expediência descubra-se um dom, mas nem todos terão o olhar apuradíssimo para aquela arte, que deve mesmo ser valorizado e não banalizado.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Tudo é aprendizado, caso vc se empenha muito vc acaba ficando boa naquela arte.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Isso vale muito.Adorei! bjs, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  4. Era tudo o que eu precisava ler hoje...amei! beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. TUDO SE APRENDE COM DEDICAÇÃO, AMO FOTOGRAFIA E DESEJO MUITO APRENDER. Tem novidades no blog

    ResponderExcluir
  6. Me inclua nesse clube,Tina.Sou adepta desta mesma motivação...todo mundo pode ousar, se aventurar, descobrir e redescobrir; mil e uma artes, mundos a desbravar.
    \0/ Vamoquevamo!

    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro fazer coisas novas, canso das mesmices...então tudo esta valendo! Beijo em seu topete...amiga+passarinha+flor! :)

    ResponderExcluir