22 de junho de 2015

Das referências

Ilustração de Rebecca Cobb
Pelas curiosidades
Espiadas, espichadas
Contações para interações
Para modi começar a semana
Simbora que lá vem história
Nas dicas para um dia na famosa França, que meu irmão me passou, para eu passar para um casal de amigos, ele citou uma cidade de nome que dá origem a uma canção de infância que muito cantarolei e como tantas outras que nem eu, nem ninguém que eu saiba, se perguntava o que significava. 
Fiquei curiosa, com o dito por ele nas entrelinhas, sem muitas considerações minhas na ocasião, mas ai o formigão da curiosidade me fez ir atrás do açucareiro do saber e eis-me aqui dividindo com vocês.
A música de roda original, em bom francês é: Je suis pauvre, pauvre, pauvre, Du Marais, Marais, Marais. Je suis riche , riche, riche, de Mairie d’Ivry. Tradução: Eu sou pobre, pobre, pobre, de Marais, Marais, Marais. Eu sou rico, rico, rico, da Prefeitura D’Ivry. Le Marais, bairro indicado por meu irmão para turistar,  é um dos mais antigos de Paris. Já Ivry, é uma região onde se situam algumas comunidades do subúrbio de Paris e Mairie d’Ivry, é a estação de metrô localizada próxima à prefeitura de Ivry-sur-Seine, local pop. 
Curiosidade compartilhada, vou aqui fazer a roda do meu dia girar, sentar em uma horinha livre no carrocel do divagar, escrever, blogar e programar o post de amanhã, com alumiares juninos, referências, reverências, carinho e cheiro de milho assando na fogueira. Inté!

5 comentários:

  1. Merci, Tina. Na minha infância, que já vai bem distante, eu ouvia as meninas da vila em que eu morava cantando em português "marré de ci..." tanto para "pobre" quanto para "rica". E uma espertinha me jurou que a canção vinha de "Marais d'ici". Vivendo e aprendendo...
    ����
    "Um cientista no telhado'

    ResponderExcluir
  2. Eu também já brinquei de roda com essa canção em português. Adorei saber a história francesa e o lelê no post de ontem!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Cantarolei tanto, tanto e só hoje (trocentos anos depois...rs), tô aprendendo o que é.
    Gostei muito!
    Abraços Tina.

    ResponderExcluir
  4. Eu cantarolava essa musica de uma forma totalmente diferente... Era assim "Eu sou pobre, pobre, pobre de marré... marré... marré.... Eu sou rica, rica, rica de marré de si... kkkk adorei a história... como não gostar... se tem o encantamento da infância...

    ResponderExcluir
  5. Era a minha música preferida para brincar de roda.Nunca queria ser a pobre, pobre de marré...marré, porque a turma ficava caçoando!
    Adorei recordar!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir