4 de junho de 2015

Ilustrações e emoções

Um post sobre ilustrações, sem Ilustração, bem eu. E não é das de sempre por aqui, que resolvi resenhar hoje aqui. É que li por ai, que há até tese de doutorado sobre os emoticons ou emojis, as tais carinhas que expressam sentimentos e desenhos diversos, tais como: chapéu de festa com confete, palmas, mãozinha em gesto de okay e afins enviados como mensagens ou compondo uma mensagem nas redes socias e aplicativos de celular.
Nem excessivo, nem desconhecimento ou aversão, como sal, nem muito nem pouco, essa linguagem deveria simplesmente somar-se à escrita. "Cada forma de comunicação tem sua validade e complexidade, dependendo dos grupos sociais, do contexto e das necessidades", define Eugênio Trivinho, coordenador da pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.
Há um consórcio que organiza o universo emoji, (novidade para mim), o Unicode, que é responsável por padronizar os sistemas digitais para uso conjunto dos desenhos. Eles recebem muitas sugestões de novos ícones, que se aprovados, são utilizados por diferentes e diversas empresas de tecnologia, sendo que cada uma faz seu próprio desenho dentro da proposta e com características em comum pré estabelecidas.
Para 2016, estuda-se e desde já aplaudo e peço coro, serem adicionados bonequinhos com diferentes tons de pele. Diz ai para mim, se você já tinha reparado que não existem emotions negros?
Para arremar o combo de curiosidades e novidades, o Face se aliou a uma Universidade para criar um pacote novo by Pixar Estúdio, com carinhas baseadas em expressões descritas por Charles Darwin no livro "A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais". O novo e o velho. #gostei
Falando em ilustrações, novo e velho, hoje é dia de festa, de tapetes de folhas, flores e cascalho na cidade de meu velho, lá em Ponteareas, na Espanha (clica aqui para espiar). Desenhos que falam sobre a cultura local, sobre fé, sobre a história dele e portanto parte da minha, que um dia verei de perto, me ajoelharei numa calçada do vilarejo, quisá por onde ele andou quando era criança e entre as emoções e emotions que usarei ou não para compartilhar as fotos que certamente vou tirar, por hora fica o registro homenagem, a composição de histórias e informações, para um feriado de papos variados, via digital e presencial, que tem seu que de especial. Porque um abraço de verdade, o cheiro, textura e beleza das Alfombras (como se chama os tapetes mosaicos) fazem carinhas se estamparem nas faces e por dentro um infinito de emoções personalizadas se ilustram em cada um.

5 comentários:

  1. Quantas linguagens, as ilustrações, os emojis, e realmente nunca vi negros, digo pq miha Alice quando está conversand com amiga sempre manda muitos. Já eu sou limitada , só escrevo, e mesmo assim o necessário, não tenho what app, não gosto de mandar mensagem, prefiro ligar hehe, se mando compartilho apenas algo do blog ou uma novidade. Bjs e bom feriado!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Tina, eu não tinha reparado nesse detalhe da cor dos bonequinhos...acho muito importante que façam bonequinhos negros, asiáticos e indígenas, todos precisam estar representados.
    Ótimo feriado para você
    Ah...minha família é de Granada, no sul da Espanha, o Corpus Christi lá também é um festão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu fico muito brava por, no modelo do meu android, não ter emoticons no instagram...e pra ver o que deixam nas fotos que coloco (pois só vejo quadradinhos...rs), tenho que olhar no celular do meu caçula.
    Quanto a novidade de emoticons definindo raças, amei!
    Cliquei pra ver como são os tapetes de comemoração do Corpus Christi na cidade de teu pai, nossa que lindeza e capricho.
    E quando tirares fotos de lá, virei correndinho para ver.
    Beijos de um ótimo anoitecer.

    ResponderExcluir
  4. Um post de ilustrações sem elas...Adorei falares que é bem teu jeito...Muito bom e adoro ilustrações e vi no Insta que tem mãos de várias cores, dedos, tudo.,Achei legal! Obrigadão pelo carinho Voltamos como viste e amanhã tuuuuuudo recomeça! bjs, chica

    ResponderExcluir
  5. eu não uso muito aquelas carinhas, acho impessoais, se quero expressar uma emoção faço com as palavras.


    bacione


    http://dicadecosturadefifia.blogspot.it/

    ResponderExcluir