6 de julho de 2015

Dos pequenos milagres

As pessoas são o que elas amam, acreditava e cronicalizou Rubem Alves. Também creio e trouxe de entrada para a semana que segue, para cada um se servir e que sirva como reflexão, como mudança de olhar, de sentires e ações.
"Uma professora me contou esta coisa deliciosa. Um inspetor visitava uma escola. Numa sala ele viu, colados nas paredes, trabalhos dos alunos a cerca de alguns dos meus livros infantis. Como que num desafio, ele perguntou à criançada: E quem é Rubem Alves?
Um menininho respondeu: O Rubem Alves é um homem que gosta de ipês-amarelos. A resposta do menininho me deu grande felicidade. Ele sabia das coisas. As pessoas são aquilo que elas amam. 
Amo os ipês, mas amo também caminhar sozinho. Muitas pessoas levam seus cães a passear. Eu levo meus olhos a passear. E como eles gostam! Encantam-se com tudo. Para eles o mundo é assombroso. Gosto também de banho de cachoeira (no verão), da sensação do vento na cara, do barulho das folhas dos eucaliptos, do cheiro das magnólias.
De música clássica, de canto gregoriano, do som metálico da viola, de poesia, de olhar as estrelas, de cachorro, das pinturas de Vermeer (o pintor do filme "Moça com Brinco de Pérola"), de Monet, de Dali, de Carl Larsson, do repicar de sinos, das catedrais góticas, de jardins.
Da comida mineira, de conversar à volta da lareira.
Sou místico. Ao contrário dos místicos religiosos que fecham os olhos para verem Deus, a Virgem e os anjos, eu abro bem os meus olhos para ver as frutas e legumes nas bancas das feiras. Cada fruta é um assombro, um milagre."

9 comentários:

  1. Eu gosto também de estar com olhos bem abertos para os pequenos milagres da vida ver.E são tantos! basta olhar com olhos de VER! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Acredito, ou quero acreditar, que todos possuem o dom de olhar, seja à uma banana na feira, à uma estrela na noite de luar! abração

    ResponderExcluir
  3. Também amo levar meus olhos a passear e me assombrar!
    Uma ótima entrada de semana você nos serviu!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Tina!
    Belo texto!
    Interessante colocação "As pessoas são o que elas amam". Não deixa de ser grande verdade - eu amo apreciar tantas criações, tantas coisinhas... tanta vida... adorei!
    Abração esmagador e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. oi Tina

    Cada detalhe é uma diferença!!!

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Tina querida, vim lhe desejar uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro passear meu olhar por cada detalhe que aparece em minha frente, acho mágico.
    Tenha uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Também adoro levar meus olhos para passear. Sempre acho um detalhe "novo" mesmo em caminhos "velhos".
    Beijo!

    ResponderExcluir