23 de julho de 2015

Momento reler é bom

Reler é um bom hábito, eu acho e digo sempre por aqui e por ai. Tem livros que valem a releitura pelo gostar, para fazer anotações, para ver detalhes que passaram despercebidos, por que a cada leitura somos novos. E nessa de comprar para ter e um dia reler livros que já lemos de alheios, ainda vou comprar para chamar de meu, por exemplo: O catador de conchas, O livreiro de Cabul e outros mais. 
Sou do tempo da Coleção infanto-juvenil Vaga-lume, com temas variados. aventuras, fantasia, mistérios e histórias diversas que conquistavam e nomes de alguns dos títulos que hoje causariam polêmicas. Os livros eram geralmente, na minha época. pedidos pela Escola, um melhor que o outro e a vontade de ter além dos pedidos nas listas era uma constante.
E eis que li por ai, que em homenagem aos seus 50 anosde existência , a Editora Ática vai relançar 10 livros dessa coleção pop, com capas novas, que brilham no escuro. A listinha dos dez escolhidos é: Os Bascos de Papel, A Aldeia Sagrada, Tonico, O Feijão e o Sonho, Spharion, A Ilha Perdida, O Escaravelho do Diabo, A Turma da Rua Quinze, Deu a Louca no Tempo, Açúcar Amargo. Curttiu? Já leu algum desses?  Deu vontade de reler? 

4 comentários:

  1. Claro que dá vontade e que bom serão republicados! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom reler e ler o que ainda não conhecemos, gostei das dicas só li o Feij~so e o sonho destes de tua lista, se li mais algum por título não lembro, pq esqueço nomes d efilmes e livros , mas me ficam as histórias guardadas hehe. tem linda novidade no blog achoq ue vc vai gostar, bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu já achei que nunca releria um livro; fosse muito importante, compraria novamente. Até que aconteceu e me deparei com uma realidade desconhecida até então: livros, muitos, deixam de ser editados, reeditados, deixam de existir. Com sorte em algum sebo ou biblioteca, mas muito difícil. Só então percebi que reler é bom, que às vezes dá vontade; a cada releitura, uma novo enfoque.
    Minhas leituras no primário e ginásio, recomendadas pelas escolas, eram todas da editora Ática: da Montanha Encantada às aventuras do cachorrinho Samba! Ilha perdida e Escaravelho do diabo.
    Uma boa forma de comemorar o aniversário de 50 anos da Ática! Vou espiar certamente e quem sabe reler!
    Beijo

    ResponderExcluir