13 de agosto de 2015

Por vida longa a Cultura

Hoje a minha publicação é para pedir assinaturas em uma petição em prol da Emissora de rádio e TV, Cultura, que cá está o canal no painel de favoritos da minha TV por assinatura, com todos os canais abertos de uma mensalidade salgada disponíveis.
Assisto, recomendo, meu filho assistiu muito Cocoricó, Castelo Rá-tim-bum. A garotinha Kika e suas perguntas e respostas de assuntos diversos, um cara cientista parceiro de outro vestido de rato que faziam experiências científicas. O Pequeno urso, desenho poético e cheio de lições para os pequenos e os grandes telespectadores que se perdem da criança que foram e dos valores de amizade, família, amor a natureza, tradições.
Eu assisti muito na minha infância por serem poucos os canais e por gostar do que passava e hoje ainda assisto. Dentre as minhas preferências estão os Curtas e docs da Plano3 que tem espaço lá e outros tantos docs sobre cultura popular, escritores e recantos do Brasil a fora, o Roda-viva, o Viola Minha Viola (música e cultura sertaneja tipo sertaneja mesmo) e o maravilhoso Café Filosófico. E eis que ontem em um dos perfis do Instaram que sigo vi um chamado para assinatura da tal petição.
De lá do site que tá colhendo as assinaturas, trouxe trechos do texto de chamada e explicações, segue abaixo. Clica aqui para ir lá e assinar
"Somos de várias gerações que na infância, na adolescência e na idade adulta tivemos a oportunidade de ter acesso a uma programação – de rádios e de televisão pública – orientada pela promoção da cultura nacional e local. Conteúdos que ao longo de décadas foram produzidos por equipes formadas por profissionais (jornalistas, radialistas, artistas, técnicos) que buscavam a excelência. 
O resultado deste trabalho foi reconhecido nacionalmente e internacionalmente, com muitos prêmios e com uma audiência cativa que consolidaram historicamente as rádios e a TV Cultura de São Paulo como uma alternativa aos meios de comunicação comerciais.
As rádios AM e FM ficaram conhecidas pela excelente programação de música popular brasileira e de música clássica. A televisão criou alguns dos principais programas de debates de temas nacionais, como o Roda Viva e o Opinião Nacional, constituiu núcleos de referência na produção de programas infantis, como o Rá-tim-bum, e na de musicais, como o Fábrica do Som, Ensaio e o Viola, Minha Viola, dando espaço também à difusão de curtas-metragens, com o Zoom.
Contudo, nos últimos anos, a TV e as rádios Cultura estão passando por um processo de desmonte e terceirização da programação, com a degradação de seu caráter público e da sua qualidade. Vários programas de referência da emissora foram extintos, como Zoom, Grandes Momentos do Esporte, Vitrine, Cocoricó e Bem Brasil. Outros tantos sofreram risco de extinção, como o Manos e Minas e, mais recentemente, há a ameaça de acabar com o Viola Minha Viola, líder de audiência da emissora, e o Provocações. Além disso, o premiado Quintal da Cultura perderá a participação dos artistas e será reestruturado para ser apenas um espaço de veiculação de desenhos animados. 
Esse processo vem acompanhado de demissões em massa e de precarização das relações de trabalho, tanto na TV quanto nas rádios, com estrangulamento da equipe de jornalismo e radialismo; enfraquecimento da produção própria de conteúdo, inclusive dos infantis.
O mais recente ataque à estrutura da TV foi a retirada do seu sinal das antenas parabólicas, excluindo 30 milhões de pessoas de acesso ao canal!
Meu Viva a Cultura, a Cultura Viva e uma maior valorização de nosso país, partindo de nós e cobrando a manutenção e reconhecimento do que é nacional, de qualidade, do que é tradição,representação de nosso povo, hábitos, costumes, da memória da TV, do rádio e com elas nossas memórias afetivas, nossa história e cultura, nossas raiz e asas além de modinhas e foco no capital. Pequena, mas eis minha colaboração, além de assinar e divulgar em outros canais essa tentativa de salvar a emissora, que quisá floresça em outros movimentos pela causa. Que nos cause espanto, indignação e provoque adesão e ação esse e outros tantos descabimentos. E tenho dito!

12 comentários:

  1. Menina...não sabia disso!
    A TV Cultura fez parte de vários anos aqui em casa e meus filhos só assistiam ela na parte da manhã.
    O Pequeno Urso, meu favorito, me transmite paz, assim como o Urso Puf, vejo com meus filhos no youtube quando tenho saudades.
    Muitos programas maravilhosos com certeza, assistia todos que vc citou!
    Vou lá assinar!
    Beijos, bom dia e aromas de flores e laranja em sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Tina, querida, que bom que você compartilhou essa importante mensagem!
    Não sabia do que estava acontecendo com a TV e Rádio Cultura.
    Nossa, é o melhor canal da TV, faz parte da vida da família.
    Já assinei e também vou compartilhar no face.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Uma boa causa! Já assinei! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  4. Vou lá assinar, adoro esse canal sempre educativo.


    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Assino em baixo Tina!! Que triste tudo isso, torcendo muito para que ela fique com a gente!! Tantos canais desnecessários e querem tirar logo a Cultura :(

    Um big beijo

    ResponderExcluir
  6. Tivéssemos nós duas combinado, não daria tão certo!
    Tenho as mesmas boas memórias e tenho sentido cada vez mais a ausência dos programas que assistia.
    Lamentável que não haja verba, iniciativas privadas, enfim... Entristece a cada notícia de "lava-jato" ver quanto dinheiro que poderia estar fazendo tão bem às pessoas, inclusive numa boa grade de programação televisiva. Porque o que vemos por aí são coisas sem qualidade que dissemina uma cultura tão rasa, tão vazia.
    Vou lá assinar! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi sua linda, amei seu comentário no meu blog, volte sempre, a casa é sua... assinei e compartilhei no facebook, salve a TV Cultura, vida longa!!!! beijo

    ResponderExcluir
  8. Petiçao assinada! Assisti muito a te Cultura e meus filhos também... Vamos valorizar a cultura nacional!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Tudo isso fez parte da minha infância Castelo Rá-tim-bum , Cocoricó , Kika , a Cultura e muito boa , traz um bom conteúdo pra garotada !

    ResponderExcluir
  10. Meus filhotes assistiam e agora Pedrinho também assiste!
    Fico indignada com isso! Já assinei!!
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir