8 de setembro de 2015

Das fogueiras alheias

Do ditado de não botar lenha na fogueira, vale sempre a prática para as brasas nocivas alheias e para as nossas queimas negativas e improdutivas e cabe o entender que tanto quem acende quanto quem alimenta e abana tem responsabilidade em caso de acidentes. 
Fogueiras de vaidades, voos desgovernados e sem preparo, perigo e insegurança de egos tipo balões inflados, comportamentos tipo pipas com cerol, saltos de asas-deltas entre paredões muitas vezes visíveis, tragédias anunciadas, exageros que ao dizer legal, adoro, kkk se incentiva a falta de noção, a queda, a queima.
Acho que cada dia mais vale a ponderação do fazer e do comentar, dar cartaz, palco. Não dizer nada, não curtir, nem compartilhar já vale e vale também uma vez ou mais vezes a depender, dizer algo que diminua as labaredas, faça o outro ou os outros verem além da fumaça e calor do momento, da animação ou fúria, algo que chame para o chão. “Não convém fazer escândalo de começo”, concordo com Guimarães Rosa, “só aos poucos é que o escuro é claro”, com essa frase e menos escândalos e exposição, que com clareza enxerguemos através da escuridão e dos holofotes, que sejamos luz onde há involução.

6 comentários:

  1. Muito bem escrito o teu recado de hoje. Valeu e faz pensar! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Está faltando esse comedimento, essa temperança.
    Um simples sopro reaimenta a brasa de coisas ruins, então temos sim responsabilidade por disseminá-la ainda que dessa forma.
    Boa maneira de se começar a semana, refletindo e mudando nossas atitudes no decorrer dos dias.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia todo mundo quer soltar um veneno para ver a fogueira queimando mais forte.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Infeliz esse mundo que solta venenos, abana , assopra na brasa alheia! Cuidemos delas então! Abraço, Tina! Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tina!
    Certa vez ouvi uma frase que fecha com teu texto: "cuidado para não jogar gasolina para apagar o fogo"... BEM ASSIM! UM BEIJÃO E BOA TERÇA FEIRA PARA TI!

    ResponderExcluir
  6. Por isso que me calo e espero.
    beijogrande

    ResponderExcluir