23 de setembro de 2015

Pingos de ideia vizinha

Love Rains Down on Me by Amanda Cass
Na leva de ideias boas, emendando na de ontem, trouxe outra do quintal de uma blogueira vizinha, chamada Bia Hain, clica aqui para ler o post e visitar ela, que fez ilustração e tudo para apresentar a tal ideia que dá ideias, que vou contar tipo ciscado é uma técnica muito utilizada em escolas: a "Chuva de ideias".
Pega a galocha, sombrinha, guarda chuva, capa e se molha comigo que adoro banho de chuva, poças e galinhas. O que galinhas tem a ver com isso? Além de estarem nessa ilustração que fiz impressão para marcador de páginas, estava uma ontem, das fashions de angola, no blog de outra vizinha blogueira, achei que dava liga e graça, então botei elas no meio da resenha.
A proposta é assim: Um tema é dado e os alunos falam palavras que venham à cabeça e as palavras vão sendo registradas no quadro. Depois escolhe-se algumas e produz-se um texto. Quem por aqui passar deixa uma palavra após ou antes de comentar, que um texto vou criar, com rima, prometo tentar.
A Chuva de ideias é conhecida também como: brainstorming (tempestade cerebral), termo utilizado em teses, artigos e monografias, sendo uma das fases iniciais dos mesmos. quando o autor anota suas ideias sobre o assunto sobre o qual irá escrever. Há ainda o uso corporativo do brainstorming por empresas em dinâmicas e reuniões de equipes, para através da variedade de pensamentos, bancos de dados pessoais de palavras, registros, sentimentos, se desenvolver estratégicas e solucionar problemas.

15 comentários:

  1. Essa chuva é linda e criativa.Havia visto na Bia!@ Gosto dessas coisas! Minha palavra, saudando a quem acaba de nascer : PRIMAVERA!

    bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Tina.
    Excelente ideia.
    Minha palavra de hoje é: reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei a postagem da Bia! E tua ilustração está especial. Inspirou-me a palavra encharcada.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Eba, quero deixar aqui a minha palavra também: Mensageiro do Vento
    Um beijo Tina.

    ResponderExcluir
  5. Elas chegaram juntas: Lua amarela!
    beijogrande

    ResponderExcluir
  6. Linda iniciativa e adoro essa ideais, faço assim com meus alunos por vezes, sempre sai algo legal por parte deles, por vezes dou as palavras e eles precisam criar o texto. Minha palavra hoje é paz

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito desta iniciativa. Minha palavra : Felicidade

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida Tina
    Não podia ser diferente: liberdade das cores e flores...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tina! Como o post surgiu da sua visita ao meu post, será que posso deixar duas palavras? Gentileza e gratidão! :) Vou esperar para ler o texto, rsrsrs! Abraços, obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  10. Olá Tina,
    entrando na brincadeira.... a palavra que me veio à cabeça: DEVANEIO.
    BJÃO
    Mari

    ResponderExcluir
  11. Olá Tina! "Chuva de ideias"uma iniciativa ótima.Quero participar.Minha palavra: Inusitado

    ResponderExcluir
  12. Voltei para ver mais palavras.
    Comichão é o que estou sentindo!!!
    Ai ansiedade!

    ResponderExcluir
  13. Gentileza e gratidão
    Formas de oração
    Por um mundo com mais paz
    Felicidade
    Liberdade das cores, flores, pássaros
    Palavras sob sol ou chuva
    No balanço de um mensageiro do vento
    Levando poesia para a lua amarela
    A menina na janela
    O sol
    O garoto jogando futebol
    Meio devaneio
    Meio reflexão encharcada de misturas
    Sentimentos e sentidos
    Uma composição
    De primavera quando flor
    Verão, outono ou inverno

    E quem chegar pode mais palavras deixar
    Catei as já deixadas
    Pois já estava agoniada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa misturada toda! Ficou criativo demais e lindo! parabéns pelas costuras!!! bjs, chica

      Excluir
  14. Já estou aqui na janela, com a lua amarelada olhando o menino, refletindo a paz na brincadeira.
    Misturas encharcadas de poesia.
    gratidão pela sua gentileza de nos presentear!

    ResponderExcluir