4 de setembro de 2015

Uma sexta de merda

Ilustração de Lado Tevdoradze 
Quanto ao título, não estou estressada, nem desanimada e quem está e se identificou com o título, água benta, xô uruca, nada de palavras feias, muita sorte, bênçãos, ânimo e coragem. A merda em questão é aquela pop desejada nas coxias dos teatros, que soube outro dia qual era a origem do uso da palavra, adorei e como hoje estou indo ver um amigo palhaço, ator em sua atuação no palco do Gamboa nova, conforme convidei e resenhei aqui, resolvi trazer para cá a história da merda da sorte.
A expressão é francesa e surgiu no século passado, com o teatro em efervescência e as pessoas locomovendo-se de charretes. Os artistas começaram a se desejavam “merda” simplesmente, conta-se, mito ou fato, porque quanto mais cocô de cavalo havia na porta do teatro,  era fato que muitas charretes ali passaram ou estavam e quanto mais charretes, mais público. Meu desejo de uma sexta espetacular a todos, seja na abertura ou por trás das cortinas, atuando, fazendo a arte, nos bastidores ou na plateia, que seja com muito ou pouco público, mas com estrela por dentro, luz, poesia, sonhos e sons.

9 comentários:

  1. Merda no bom sentido p´ra todos nós,nessa sexta e sempre! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Tina!
    Nossa que legal saber o sentido dessa expressão. Adoro ficar descobrindo o sentido de certos ditados e expressões populares. Até lançaram um livro sobre isso, não lembro ao certo o nome, mas parece que é "Casa da Mãe Joana" e quando descobri o que queria dizer essa expressão, rachei de rir.
    Nos Estados Unidos e Europa antes do ator entrar no palco eles dizem "Break your legs", no português: Quebre as pernas. Vou fuçar no Google e ver se encontro o sentido dela.
    Beijos e uma ótima sexta!


    Rivotril com Coca-Cola

    ResponderExcluir
  3. Tina, creio que a origem do "merde!" seja esta mesmo. rs Gosto de ler sobre essas expressões que passam pro gerações.
    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Um maravilhoso feriadão pra vcs =)

    ResponderExcluir
  5. Olá Boa tarde Tina Flor das Laranjeiras!
    Eu já tinha escutado, mas não sabia o significado, que por sinal faz muito sentido!
    Quero te desejar um ótimo final de semana, muita luz e brilho de purpurina!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  6. Pra todos nós paz, amor, alegrias. Acabei d eescrever meu pos da blogagem coletiva para amanhã sobre fotografia infantil, vais amar e tem muito a ver com o feriadão, bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina,um ótimo espetáculo e um lindo final de semana!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  8. Levei um susto com o título pois bem sei que na sexta-feira, como diz a música, toda a roupa é branca e todo mundo é baiano junto!
    Adorei saber o significado! Beijo.

    ResponderExcluir