11 de novembro de 2015

Das misturas

No Brasil, em sua imensidão e em especial no nordeste, crenças, cultura, imaginação, ciência e tecnologia, se confundem e se fundem. O pensamento brasileiro é sincrético, as tradições, os ritmos, a culinária, até a religião. Sagrado e profano, tragédia e comédia. Coceitos que se misturam a preceitos, prática a teoria, teses a poesia, sonhos a realidade.
Ignorar ou desconhecer essa característica quisa sorte, bondade de Deus, intermediação de Padinho Padre Cícero, Cosme e Damião, Iemanjá, Alá é no mínimo alienação.
"Tem certas coisas no mundo, que eu olho e fico surpreso: Uma nuvem carregada se sustentar com seu peso e dentro de um bolo d’água sair um corisco aceso", paralelo poético rimado do repentista pop Manoel Chudu para desejar me surpreender com menos racismo, preconceitos e faltas de respeito.

5 comentários:

  1. Mas há ainda tanta alienação que não deixa ver a beleza da diversidade, a possibilidade de convívio e enriquecimento com o diferente de nós.
    Achar que o que nos serve é o que deveria ser para todos é por demais limitante e separatista.
    Que possa num corisco, essa realidade mudar!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo verso do repentista! Amei...
    Mais amor, por favor!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O mundo seria muito melhor se não houvesse tanta discriminação e hierarquias.Os poderosos tomaram pra si o mundo e não enxergam o quanto poderiam fazer diferente.
    Bons dias Tina

    ResponderExcluir
  4. O mundo será melhor enquanto houver meninas como você. As palavras, os temas e a coragem estão presentes em cada texto seu é isto vai fazer diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que querida!
      Sejamos as diferenças e igualdades que queremos ver no mundo.
      Bjs mil ;)

      Excluir