28 de dezembro de 2011

Nhoque da fortuna

Diz uma lenda italiana que São Pantaleão, disfarçado de mendigo, num dia 29 de dezembro, passeava por um vilarejo na Itália e com fome bateu à porta de uma casa bem simplória. Ele foi recebido com certa desconfiança, mas convidado a sentar-se a mesa. Os pobres moradores da casa que não tinham muito a oferecer, dividiram o nhoque que tinham e o santo ficou com sete cubinhos de nhoque, após comer, agradeceu e se foi. Para surpresa, ao retirar a louça, o casal encontrou moedas de ouro sob os pratos. 
Para seguir a tradição, aderir a brincadeira, descontrair, inovar, confraternizar, socializar, segue o passo a passo para amanhã degustar um bom nhoque:
Fazer o nhoque com amor, mentalizando coisas boas, na mesa embaixo de cada prato colocar uma moeda ou nota de dinheiro. Quando o nhoque for servido comer de pé 7 cubinhos fazendo seus pedidos, sentar comer tudinho e depois guardar a moeda ou nota na carteira e colocá-la no bolso na noite da virada.
Sendo da Bahia, terra de axé e magia, sugiro na virada ter notas no bolso, na carteira, na bolsa, nem que só tenhamos R$ 10,00 e troquemos por várias de R$2,00. Os japoneses sugerem uma nota dentro do sapato para hora da virada, pois a fartura vem da terra, pelos pés. Enfim, com ou sem notas nos sapatos, nhoque da fortuna, pulo de sete ondas, que em 2012 haja pão na mesa e amor no coração de todos nós. E vale a tradição para o dia 29 de todos os meses, a interação, adições como pãozinho tipo o de Toinho no pote de arroz. Porque é antes e depois do 31 de dezembro que o ano acontece.

4 comentários:

  1. Menina...se você não fala eu me esqueço do noque do dia 29!!!
    Claro tem que ter...valeu a dica lembrança!
    E pode deixar, vou fazer um bolo de uva passa e nozes e pensar bastante em você e no seu dom de escrever...quem sabe o cheirinho chega até aí por meio das "Nutellas"!!!
    Beijos e valeu!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. Com ou sem nhoque, boa sorte sempre!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Hummm!!!
    Estava maravilhoso, a mesa linda e muita descontração.
    Maridão em casa pra almoçar em plena quinta-feira :)
    Ter família unida, comida na mesa, notinhas para colocar debaixo do prato e amor no coração, já é ser afortunada.

    ResponderExcluir
  4. Amém!
    Adoro aprender todas essas "simpatias", mas, na hora agá, não faço nadica de nada.
    Beijos.

    ResponderExcluir