1 de agosto de 2012

Agosto ao nosso gosto

Isso de agosto ser o mês do desgosto não tá com nada. Mas o dito não é pela rima e sim uma superstição herdada de nossos patrícios. Na época das Grandes Navegações, as mulheres portuguesas não se casavam nesse mês, porque era o mês em que os navios das expedições saiam à procura de novas terras. Isto é, casar em agosto significava ficar só, sem lua de mel e até mesmo viúva. As expedições portuguesas já acabaram há muito tempo, mas a superstição ficou.
Não vou negar que tenho superstições, afinal como boa baiana já que não sou relaxada e calma como diz a o lendário popular, sou supersticiosa, mas nada de exageros. Segue uma listinha básica e auspiciosa sobre o mês de agosto, de acontecimentos genéricos e familiares: É o mês dos pais, amo meu pai, amo meu marido-pai. É o mês de aniversário de meu padrinho, aquele que já contei que até hoje me dá ovos de páscoa e que me defendia e aturava  quando eu era uma pequena ousada e elétrica (era???...rsrs). Outra pessoa querida nascida em agosto é minha sobrinha emprestada do maridão, querida, doce e fashion, chamada Luisa. 
No dia 26 de agosto de 1789, durante a Revolução Francesa, a Assembleia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Em 10 de agosto de 1912, nasceu o grande baiano Jorge Amado. Foi decretado em 3 de agosto de 1988 o fim da censura no Brasil. Que nosso agosto seja a gosto de Deus e ao nosso gosto. Ele disse: Faça sua parte que eu te ajudarei. Mãos a obra então :)

24 comentários:

  1. Curiosidade pra mim a lenda do mês de Agosto! Acredita que nunca fui procurar isso, acreditava que era apenas uma rima. O mês de Agosto como muitos outros, me traz felicidade, alegria, coisas boas, de vez em quando ruins, mas seguindo o ciclo da vida. Esse mês pra mim, nunca foi de desgosto, já me trouxe muita alegria.
    E você Tina querida, cheia de festejos!!!
    Beijinhos carinhosos.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Tina.
    Mês de agosto....mês que eu ganhei meu primeiro presente de Deus, minha filha mais velha, Carol.
    bjão e um ótimo primeiro de agosto.
    mari

    ResponderExcluir
  3. Tina,
    To contigo, vou casar esse mês (felizzzz), então será O MÊS de Agosto =]
    Fiquei muito feliz de conseguir comentar no blog.
    Não mudei nada não, acho que são coisas da internet rsrs.
    E tinha te visto lá no livro de visitas sim, deixei um recadinho lá mesmo pra você.
    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
  4. Amo você..Tininhawikipédia do meu coração! :)
    Adorei saber todas essas coisas...nunca entendi tanto nariz torcido para o mês de agosto.
    bjs cotovia! :)

    ResponderExcluir
  5. Hola Tina. muy interesante todo lo que nos cuentas. acá el mes de agosto es diferente. es un poco complicado. estamos en pleno invierno y la prioridad es la salud de los mas pequeños y los adultos mayores. hay muchos hospitalizados con fuertes gripes. virus sincicial y muchas complicaciones de salud por la mala calidad del aire. pero así y todo es un lindo mes.incluido el cumpleaños de mi hermano mayor.
    espero que sea un lindo mes para ti, con muchas bendiciones y muchas alegrías en tu corazón. cuidate mucho
    bss a mi hombrecito.
    Lula :O)

    ResponderExcluir
  6. Agosto pode ser lindo como qualquer outro.basta o ver assim...beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina

    Quanta informação sobre o mês de agosto. Eu não tenho superstições.
    O melhor de todos são as afinidades que você tem com seus entes queridos com relação á agosto.
    Um lindo dia para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Adorei!

    Se tem uma coisa que não sou é supersticiosa.
    Só não gosto de mês de agosto, de passar de baixo de escada, de sexta feira 13, de talheres caindo ao chão, de chinelo virado e de quebrar espelho. Acho uma bobagem acreditar que objetos podem proteger alguém de mau agouro, na minha casa eu só tenho uma ferradura, um pé de coelho e uma figa. (Rsrsrs)
    “Que nosso agosto seja agosto de Deus e ao nosso gosto!”

    Todos os meses são maravilhosos!
    Um MARAVILHOSO mes de agosto cheiinho de VIBRAÇÕES POSITIVAS!

    Beijos meu trevinho da sorte!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que seja minha flor de lis :)
      Adorei seu coment e acrescento outras coisinhas básicas como dar dinheiro pela janela, colocar a bolsa no chão, falar palavras pesadas, colocar em casa raminhos de pitanga no final do ano, se sentir protegida por água benta, ter em casa e usar objetos das mais variadas culturas, crenças e credos...
      Ah!!! E como boa e assumida ariana, portanto contestadora, preciso declarar que adoro o número 13. Salve Toinho! (Sto Antonio para os íntimos...rsrs)

      Excluir
  9. Há muitos posts falando sobre o mês de agosto, mas não vi nenhum que fizesse um real sentido e fosse didático como o seu. Foi bom saber de onde vem tais superstições.

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer a história sobre aversão do povo ao mês de agosto.
    Eu não sou nem um pouco supersticiosa e tenho, também, muitas pessoas amadas aniversariando nesse mês (duas avós, sogra, amiga queridíssima, etc.)
    Soube na igreja que já há muitas noivas casando em agosto.Os jovens são bem menos supersticiosos que seus pais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também espertos pois no mês de agosto há menos demanda por conta dos supersticiosos ;]

      Excluir
  11. Que post interessante sobre o mês de agosto! Que esse seja um mês repleto de harmonia e paz para todos nós! Beijos**

    ResponderExcluir
  12. Bons ventos soprem em agosto.
    Também nosso cãozinho faz aniversário amanhã, para engrossar a tua lista! Salve os leoninos!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Adorei!
    Eu farei esse agosto diferente =)

    Beijo Charmoso :*
    Poli

    ResponderExcluir
  14. Adorei a postagem!
    Sou fã de saber o pq das coisas e toda conto, superstição sempre tem um porquê.

    Abração e ótimo restinho de semana.

    ResponderExcluir
  15. Agosto é o mês do meu nascimento!! Adoro agosto! E que ele venha, com todo o seu esplendor!!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  16. Tina, sempre acho seus Posts
    tão significativos!
    Conhecimento nunca é demais
    literalmente =)
    Meu irmão mais novo nasceu em
    Agosto, além de grandes amigos!

    Super beijOo
    www.modiceseafins.com

    ResponderExcluir
  17. Agosto cheio de preconceito, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  18. Olá Tina!! Não sabia que agosto era o mês de superstição não!! Muito interessante as informações que foram passadas!! Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  19. Sorteio de um mini álbum no blogue!!! Corre lá e espia!
    http://lovemexerika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tina vi seu blog falando do mês de Agosto, quero acresentar que é um mês maravilloso porque é o mês que eu naci,as supertições?´todos nós temos, mais atribuir ao mês de agosto é falta do que fazer,por isso obrigado por defender, a palavra já diz,( ao gosto ) de como cada un levar a vida, vale igual para qualquer mês.Beijos linda. ( tia B )

    ResponderExcluir