10 de julho de 2012

Pizza nuestra


Há quem diga que a história da pizza começou com os egípcios, outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico (amo grão de bico) e as assavam em tijolos quentes.
Os fenícios, por sua vez, 3 séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotaram esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região, ai os italianos acrescentaram o tomate, daí a pizza Italiana mais tradicional ser a Napoletana, o nome diz tudo.
A pizza chegou ao Brasil  por meio dos imigrantes italianos (benditos sejam) e desde 1985, em 10 de julho comemora-se o dia da pizza. Adoro!
No princípio, a tradição italiana era o carro chefe da maioria dos estabelecimentos e as pizzas de mozarela e anchova eram as mais pedidas, mas à medida que hortaliças e embutidos foram acrescentadas a massa, a criatividade dos brasileiros e os hábitos e gostos regionais são muito presentes.

13 comentários:

  1. Eu adooooooooooooooro as pizzas e os italianos...Maridão e netos são de lá!! beijso,chica

    ResponderExcluir
  2. Será que tem pizza na Flip?!

    ResponderExcluir
  3. Amo demais, independente de sua origem!!

    beijos, Sheyla.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh é.... hoje é dia dela... a pizza!!!
    Sou viciada, a minha favorita é 4 queijos.
    Já ouvi falar que na Itália e mesmo em outros países, não existe a diversidade de ingredientes como aqui.

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. salve a pizza! Adorei saber um pouco mais sobre ela, Tina, obrigada!

    E, apesar de conhecer umas ou outras pizzas boas fora do país, vamos combinar que NINGUÉM faz uma pizza deliciosa como o brasileiro. A nossa é campeã!

    bjs e comemore o dia da redonda com moderação, kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Tina, adorei saber mais sobre essa delíciaaaaa que não falta aqui em casa, pelo menos uma vez por semana!!! Hum deu uma fominha de pizza agora!!!rs

    Já respondi seu e-mail.

    Beijinhos e obrigada pelas palavras no meu cantinho.

    Su.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tina!
    Hoje é o dia da pizza e eu não vou comer uma para comemorar, buáááá!!!! Adoro!
    Amiga, meu blog é Cantinho da Vovó Jenny em homenagem à minha avó querida que se chamava assim, veja aqui: http://cantinhodavovojenny.blogspot.com.br/2010/03/bem-de-mansinho.html
    Bjsss e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tina...pizza com vinho, combina com esse tempo!! Olhe não esqueci de te contar a história do passarinho, só que no momento ainda não estou preparada!! Bjs. Sandra

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!

    Sua produção é incrível, uns dias sem vir por aqui e tanto texto novo para ler :)

    Qto a pizza.... adoro!!! Os brasileiros aqui gostam de dizer q não existe pizza melhor do q no Brazil - bairristas nós somos.

    Eu nem sabia q existia um dia dedicado as pizzas. Dia fácil de lembrar, 10 de julho é o aniversário de meu sobrinho/afilhado André.

    Viva a Pizza!

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO pizza!
    Toda vez que como uma faço questão de dizer que AMO pizza.
    Meu pai já me mandou casar com um pizzaiolo! :P

    ResponderExcluir
  11. Amo tbm!!! Aliás, eu, vc , todo mundo aí de cima e atorcida do Flamengo, do Milan e etc...
    Quando vc vai criar coragem e vir comer pizza comigo????
    ;)

    ResponderExcluir
  12. Aiii eu já amava Pizza, Grávida então...BEBÊ QUER PIZZA!
    bjo
    Kátia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, lembrei de vc e dele enquanto escrevia :)

      Excluir