5 de julho de 2012

Salve as curiosidades!


Sempre tive curiosidade de saber a origem dos nomes dos meses. Até me perguntava por que dezembro não era o mês 10. Eis então a descoberta da origem dos nomes de nossos meses:
- Janeiro: nome em homenagem ao Deus Janus, protetor dos lares;
- Fevereiro: mês do festival de Februália (festival de purificação dos pecados em Roma);
- Março: em homenagem a Marte, deus guerreiro;
- Abril: derivado do latim aperire (que abre), uma possível referência a primavera no Hemisfério Norte;
- Maio: acredita-se que se origine de Maia, deusa do crescimento das plantas;
- Junho: mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
- Julho: no primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de Quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
- Agosto: inicialmente nomeado de Sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
- Setembro: era o sétimo mês. Vem do latim septem;
- Outubro: na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
- Novembro: vem do latim novem (nove);
- Dezembro: era o décimo mês.

18 comentários:

  1. Gosto dessas curiosidades...beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. Eu também não sabia! aprendi mais um pouco.
    Hoje passo para dizer que adorei seu comentario lá no smamabaia.
    lindas lembranças, fiquei emocionada.
    são essas coisas que ficam gravadas em nossos corações para sempre, não é?
    parabéns pelo seu carinho e amor aos menos favorecidos.
    beijos e um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Ai, adoro saber mais um cadito das coisas! Adorei!
    Beijo, linda!

    ResponderExcluir
  4. Adoro essas curiosidades Tina. Meu mês foi rebatizado por Júlio Cezar.
    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Tina,
    e viva a curiosidade de uns para matar a curiosidade de outros.
    bjão e um ótimo dia.
    Mari

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu já conhecia e achei muito interessante!

    Beijos querida
    ;*

    ResponderExcluir
  7. Que interessante Tina :D

    BeijoO
    www.modiceseafins.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa Tina, eu tb tinha curiosidade em saber a origem dos nomes! Adorei o post de curiosidades, poderia virar tag né????!!!!

    Tina meu aniver é dia 24 :( vou ficar velha!!

    Beijos e uma ótima tarde de quinta para vc!!

    nandapezzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Sempre é bom aprender um pouco mais. Bela ideia a sua...
    Beijos,
    Élys.

    ResponderExcluir
  10. Interessante! Nunca tinha pensado no assunto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi Tininha!
    Adorei essa sua curiosidade em saber a origem de nomes. Nunca havia pensado nisso! Muito interessante!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. É por intermédio da curiosidade que abrimos os olhos para o conhecimento...sempre fui muito curiosa ao ponto de,quando recebia os livros escolares,passar os dias lendo os rodapés das paginas.E esta fome de saber é habitante de minha mente até hoje,com 7.4 de idade.
    Gostei de saber a origem dos nomes dos meses!
    Agora,gostei muito de seu desejo do post anterior de ir à FLIP,sonho meu nunca realizado.Não dirijo e sou dependente de outras pessoas que nunca querem ir...uma mente curiosa em um corpo que depende de vontades alheias...incompreensível?Também acho e no próximo ano gostaria de um encontro de blogueiras,sabe onde?Em Parati,na Flip.Vamos amadurecer esta idéia,amiga?

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei nisso hoje, acredita?
      Eu já topei :)

      Excluir
  13. OI Tina, tudo joia ?
    Achei seu blog no blog da minha Amiga Nanda Pezzi!
    Resolvi entrar, e super curti seu blog.
    Ja estou seguindo.

    Te convido a visitar meu blog, e adoraria tê-la como seguidora tambem ^^

    beijos e fica com Deus
    otima quinta feira pra ti

    http://suellencastrodesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tina
    Obrigada por informar a sua curiosidade.Gostei da sua pesquisa.
    Um lindo dia para você
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Legal Tina.

    Sua curiosidade trouxe mais conhecimento pra gente.

    bjo

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir